A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu, nesta quarta-feira, 9, uma oficina de qualificação voltada aos profissionais dos Cerests Regionais. O objetivo da iniciativa foi fortalecer a rede de atenção à saúde do trabalhador e da trabalhadora, aprimorando fluxos e alinhando conceitos entre as equipes que atuam nas diferentes regiões do estado.
A atividade acontece em um momento estratégico de reestruturação, com a chegada de novas equipes dos Cerests municipais. A oficina tem papel fundamental para garantir a continuidade dos avanços obtidos nos últimos anos na política estadual de saúde do trabalhador, assegurando que os serviços continuem sendo executados com qualidade e eficiência nos municípios.
O Cerest atua como referência dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo vigilância, inspeções e orientações técnicas que contribuem para a prevenção de agravos relacionados ao trabalho. Segundo o coordenador do Cerest Estadual, Igor Coelho, o encontro foi essencial para capacitar os novos profissionais que estão ingressando nas equipes. “Tivemos uma mudança significativa nas formações dos Cerests regionais com a transição de gestão, e muitos profissionais estão chegando agora. Nosso intuito é garantir que todos compreendam os fluxos e conceitos para que não haja perda na qualidade das ações. Nosso foco é todo e qualquer trabalhador, independentemente do vínculo empregatício, inclusive informais e autônomos”, explica.
A coordenadora do Cerest de Nossa Senhora do Socorro, Thainara Lima, pontuou que o momento também foi importante para alinhar práticas e reforçar a integração entre os Cerests regionais. “A oficina nos permite sanar dúvidas e compartilhar experiências. Com 32 unidades básicas, centros especializados e hospitais, o município enfrenta desafios complexos, mas a equipe está preparada e comprometida em garantir o acompanhamento adequado dos casos de acidentes de trabalho. A gente realiza matriciamento, capacitações e visitas técnicas para garantir a prevenção e a notificação adequada dos agravos relacionados ao trabalho em toda a região, atendendo 11 municípios”, afirma.
Na avaliação do enfermeiro do trabalho do Cerest Regional de Lagarto, Roosevelt Santos, a capacitação foi essencial para a equipe recém-chegada. “Essa oficina nos deu base para compreender pontos técnicos e administrativos que são fundamentais no cuidado à saúde do trabalhador. A qualificação contínua é um investimento na melhoria do serviço público”, avalia.
Mín. 19° Máx. 30°