A Secretaria de Saúde participou da Sessão Ordinária da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 8/4, divulgando na Tribuna a estratégia de vacinação contra a gripe de 2025 e a campanha Abril Verde, de prevenção a doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
A gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos, acompanhada do personagem Zé Gotinha, agradeceu pelo uso da palavra e reforçou a importância da vacinação contra a gripe como forma de reduzir casos graves e hospitalizações. “Infelizmente, nos últimos anos, a adesão tem ficado abaixo do esperado. Temos uma meta de 90%. A vacinação é destinada a grupos em que a gripe pode ser mais grave", disse.
A estimativa é de 207 mil pessoas sejam vacinadas em Rio Preto, conforme os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. "É uma vacina trivalente que contém os três tipos de vírus mais comuns, que pode evitar as complicações da gripe, que são as pneumonias, que levam à internação e risco de óbito", afirmou.
A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e nas UBSs João Paulo II/Jaguaré até às 18h30, e Solo Sagrado até às 19h30. Para se vacinar, é necessário apresentar documentos pessoais e carteira de vacinação. Para categorias profissionais ou pessoas com comorbidades, é necessário apresentar o comprovante da condição ou função.
A gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Daniele Gomes, falou na Tribuna sobre a Campanha Abril Verde. "Esse é um tema que toca todos nós, porque a saúde e a segurança no trabalho, além de serem um direito fundamental, também são uma questão de saúde pública", disse.
Em 2024, o município registrou cerca de seis mil acidentes de trabalho, uma média de 500 acidentes por mês, sendo que 65% deles estão relacionados a atividades desempenhadas pelos trabalhadores, chamados acidentes típicos. Este ano, o município registrou cerca de 1,4 mil acidentes de trabalho no primeiro trimestre do ano.
"Quando falamos de acidentes, não estamos nos referindo apenas a dados estatísticos, mas a vidas, famílias. Esses acidentes de trabalho sobrecarregam os serviços de saúde, e envolvem vários setores também, com impacto social”.
O Cerest foi implementado em 2002, oferecendo atendimento especializado em saúde do trabalhador, orientações previdenciárias, assistência aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho, investigação de condições do ambiente de trabalho das empresas/indústrias e orientação sobre proteção, prevenção e promoção da saúde do trabalhador.
O serviço integra o setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde. "A campanha Abril Verde é um chamado para ação, a prevenção é um lembrete de que as tragédias podem ser evitadas. A vida precisa ser valorizada em todos os aspectos, inclusive no trabalho, que é onde a gente passa a maior parte do nosso tempo", finalizou.
A diretora de gestão estratégica e administrativa do SUS, Paula Sodré, também participou da Tribuna e agradeceu aos vereadores pela oportunidade de divulgar as campanhas na Câmara Municipal.
Mín. 18° Máx. 30°