Com o objetivo de trazer a comunicação para a prática na vida dos alunos, algumas escolas da Rede Estadual de Ensino promovem a realização dos chamados clubes de mídia, os quais oferecem autonomia aos estudantes para produzirem seus próprios conteúdos. Além de entreter e possibilitar a expressão dos estudantes por meio do audiovisual, os clubes servem, também, como um meio de informação sobre os acontecimentos da escola, como eventos, datas de provas, entre outros.
No Centro de Excelência Maria das Graças, em Itabi, no Médio Sertão Sergipano, o clube de mídia e fotografia, composto por alunos e um professor orientador, surgiu como uma forma de incentivar o potencial de cada integrante. De acordo com o padrinho do clube, professor Diego Aragão, o grupo foi criado com o intuito de organizar as mídias da escola e reunir pessoas interessadas em trabalhar com comunicação.
“O clube está ativo desde o ano de 2017 e começou de forma espontânea. A gente trabalhava nos horários de intervalo e de almoço, e, quando havia algum evento na escola, participávamos dos acolhimentos, palestras; fazíamos o registro por meio de lives e fotos”, compartilha o professor.
Para a equipe do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, a ideia de incluir os alunos na produção midiática surgiu com a iniciativa de Gabriela Passos, professora da disciplina Projeto de Vida, ao propor a criação de conteúdo para as redes sociais da escola. A comissão formada utiliza a comunicação midiática para interagir com a comunidade e dialogar sobre temas importantes.
“Além disso, também temos subcomissões de mídia para os projetos pedagógicos da escola, como o Projeto Junino, Jogos Internos e Feira de Ciências. Nesses eventos, os alunos de cada sala produzem seus próprios conteúdos, que são revisados por mim e, posteriormente, publicados no Instagram da escola”, explica a professora.
Gabriela aproveita, ainda, para enaltecer seus alunos. “Eles têm muito talento, são muito criativos com relação a isso, fazem vídeos muito interessantes, que geram um engajamento bem legal e dão visibilidade à escola”, comenta.
Aluna do 3º ano e uma das responsáveis pela comissão de mídia do Neuzice Barreto, Ana Julia de Melo Santos fala sobre sua experiência no grupo. “Todos os conteúdos que fazemos na escola vêm das minhas ideias e das ideias da professora Gabi. Nós conversamos, alinhamos as ideias e colocamos em prática. Tudo é feito de forma muito leve. Aqui, tenho liberdade para dar ideias e expressar minha opinião de forma muito livre”, relata.
A aluna acrescenta, ainda, a influência que essa experiência trouxe para sua visão de futuro. “Esse incentivo foi muito importante para mim, pois, por meio dele, descobri o que realmente quero para o meu futuro, que é a minha tão sonhada faculdade de Publicidade e Propaganda. Sempre serei muito grata ao Neuzice Barreto por isso, em especial à professora Gabi”, frisa.
No Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, os alunos têm a oportunidade de exercitar seus conhecimentos em comunicação por meio da Rádio CEMB. Nela, os estudantes monitores selecionados podem divulgar anúncios, lembretes de avaliações, eventos, feriados, entre outros. De acordo com a diretora da unidade, Maracy Pereira, a rádio tem grande valor para a escola. “A rádio é importante para os alunos que contribuem com ela, pois eles conseguem treinar sua comunicação e desenvolver a questão da timidez. E, para os ouvintes, ela é sinônimo de informação e diversão”, expressa.
Para o coordenador do Núcleo de Gestão da Educação em Tempo Integral (Ngeti), Erbson Rodrigues, os clubes de mídia influenciam diretamente no protagonismo estudantil. “A experiência de fazer parte de um clube de protagonismo, como é o caso dos clubes de mídia, torna-se ainda mais significativa porque, neles, o estudante protagonista desenvolve habilidades de autocontrole, organização, otimismo, espírito colaborativo, liderança, capacidade de criar soluções, senso crítico e de conviver com as diferenças”, afirma.
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