A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou da 44ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 4, no município de São Domingos, no agreste do estado. O intuito foi levar os serviços de consultas, exames, avaliações odontológicas e coleta de amostras à população. Além dos serviços disponíveis nas carretas do Homem e da Mulher, a ação contou também com profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
Durante a ação, foi disponibilizada avaliação odontológica para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca, dentro do programa Sorrir Sergipe. A dona de casa Kamila de Jesus, 21 anos, contou que gostou bastante do serviço executado pelos profissionais da SES. “Eu vim para a consulta com o dentista por causa da dor que estou sentindo nos sisos. Passei pela avaliação e achei o atendimento bom, realmente ajuda a população”, contou.
Os pacientes atendidos pelo ‘Sorrir Sergipe’ que apresentarem lesões suspeitas são encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) mais próximo. Existem oito CEOs de gestão estadual, sendo que cada centro acolhe uma região. No Centro de Especialidades Odontológicas são ofertados de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS), todos os exames complementares, como a biópsia e a radiografia panorâmica.
Carretas da Saúde
Ultrassonografias de próstata e vias urinárias; consultas com especialista em urologia; coleta de exames laboratoriais e a verificação de sinais vitais (aferição da pressão arterial e glicemia) foram os serviços disponibilizados para o público masculino. Já para a população feminina, foram ofertados exames de ultrassonografia de mamas e transvaginal; exames de lâmina e verificação de sinais vitais.
Para o aposentado Joel de Lima, 69 anos, a ação itinerante traz mais comodidade para a população. “Hoje, estou aqui para fazer o exame de próstata, ultrassom e a consulta com o urologista. Estou fazendo isso por questão de prevenção, pois todos os anos eu faço, principalmente por causa da minha idade, aí tenho que redobrar os cuidados”, salientou.
Testes rápidos
A unidade móvel Fique Sabendo também marcou presença com a oferta de testes rápidos para a detecção de sífilis, HIV e hepatites virais. A dona de casa Gilvânnia Santos Nascimento, 44 anos, também aproveitou os serviços de saúde. “O teste rápido que vim fazer é apenas por prevenção, nunca havia feito antes. Acredito que o serviço da Secretaria de Saúde é muito importante, pois nos ajuda a entender melhor nossa saúde. É fundamental saber o que temos, já que nunca sabemos o que pode acontecer no futuro”, disse.
Cadastro de medula óssea
O Laboratório Central de Sergipe é referência no estado e ofertou exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV. Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou o cadastro de medula óssea para atender pacientes com leucemias que têm como única chance de cura o transplante de medula.
Mín. 18° Máx. 29°