Saúde da Paraíba apresenta avanços e propõe compromisso pela vida no 2° Congresso dos Municípios
A Saúde da Paraíba ganhou destaque no segundo dia do 2° Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (2° Confep), realiz...
03/04/2025 às 18h33
Por: RedaçãoFonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
A Saúde da Paraíba ganhou destaque no segundo dia do 2° Congresso e Feira de Oportunidades para Municípios do Estado da Paraíba (2° Confep), realizado nesta quinta-feira (3), no Centro de Convenções de João Pessoa. No painel “Panorama da Saúde Paraibana”, o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, apresentou os principais avanços da gestão estadual e os novos compromissos assumidos com os municípios. A mesa também contou com a presença da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, que compartilhou a perspectiva dos gestores locais sobre a construção conjunta da política de saúde.
Durante sua fala, Ari Reis destacou a urgente necessidade de enfrentamento da mortalidade materna e infantil. Já são 16 mortes maternas registradas em 2025, todas por causas evitáveis. “Temos um compromisso como gestores públicos de observar cada gestante que bate na porta das nossas unidades básicas de saúde. E o Governo do Estado não se furtará à sua responsabilidade. Vamos assinar um pacto e tenho certeza que teremos a adesão dos 223 municípios, além de órgãos como o Tribunal de Contas, o Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal. Nosso objetivo é zerar a mortalidade materna por causas evitáveis em nosso estado”, afirmou.
O secretário também apresentou conquistas da gestão, como a ampliação de serviços em todas as macrorregiões, a reestruturação das linhas de cuidado e o fortalecimento da regionalização. “Conseguimos mudar a realidade da neurocirurgia, da cardiologia, estamos avançando na oncologia e somos referência em vacinação. Agora, chegou a hora de transformar a rede materno-infantil da Paraíba. Vamos investir com tecnologia, conhecimento técnico e comprometimento com a vida”, ressaltou.
Entre os investimentos anunciados, destacam-se a ampliação de leitos no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em João Pessoa; a expansão de UTIs neonatais e salas de cirurgia no Hospital Regional de Guarabira; e a reforma do Centro de Parto Normal da Maternidade Peregrino Filho, em Patos. O estado também promove ações de formação, como o curso AIDPI, e disponibiliza 24 bolsistas para apoiar os municípios na linha materno-infantil. Outro destaque é a entrega do Hospital da Mulher D. Creuza Pires, prevista para maio deste ano, com mais de R$ 50 milhões em investimentos.
A presidente doCosems-PB, Soraya Galdino, reforçou a importância do trabalho integrado entre o estado e os municípios. Segundo ela, a gestão estadual tem reconhecido que o sistema de saúde só se fortalece com apoio mútuo. “Ouvir essa apresentação só reforça todo o avanço que a gente tem vivenciado na saúde da Paraíba. O doutor Ari é um secretário que entende que o estado é feito de municípios. E se o estado não apoiar os municípios, dificilmente vai chegar a algum lugar. É lá na ponta que a saúde acontece, e é lá que precisamos da presença do estado”, destacou.
Ela também explicou o papel institucional doCosems-PB, responsável por representar os 223 secretários municipais de saúde da Paraíba e atuar na construção e pactuação das políticas públicas junto ao Governo do Estado. Soraya enfatizou ainda que a rede de assistência paraibana é um exemplo de capilaridade e efetividade. “Somos privilegiados por ter uma rede tão extensa e, acima de tudo, funcionando”, concluiu.
O Congresso é promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e correalizado pelo Governo da Paraíba segue até esta sexta-feira (4), reunindo gestores municipais e estaduais em painéis temáticos sobre soluções para o fortalecimento das políticas públicas em todo o estado.Foto: Reprodução/Secom ParaíbaFoto: Reprodução/Secom ParaíbaFoto: Reprodução/Secom ParaíbaFoto: Reprodução/Secom ParaíbaFoto: Reprodução/Secom ParaíbaFoto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.