Terça, 01 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Saúde Sergipe

Ações educativas desenvolvidas no Huse fortalecem a assistência segura e qualificada na unidade hospitalar

As orientações fazem parte da política institucional desenvolvida pela unidade hospitalar visando as práticas de segurança do paciente

28/03/2025 às 11h18
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES

Com o objetivo de ampliar as iniciativas voltadas à segurança do paciente e estimular a execução de processos seguros para a melhoria contínua da qualidade da assistência, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem implementado ações educativas contínuas, para ampliar o conhecimento e orientar equipes assistenciais quanto às melhores práticas e metas de segurança. Entre as Políticas Institucionais implementadas estão as de 'Adorno Zero' e do uso de roupas privativas na unidade hospitalar.   

Responsável pelo monitoramento e avaliação diária dos processos realizados nas unidades assistenciais, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Huse tem contribuído para o aprimoramento profissional e reforçado o compromisso com a qualidade da assistência e a segurança do ambiente hospitalar, minimizando os riscos que possam ameaçar a saúde do paciente. “Garantir um ambiente seguro para todos depende da adoção de boas práticas no dia a dia. Pequenas atitudes fazem uma grande diferença na prevenção de infecções hospitalares”, destaca a enfermeira do SCIH, Ellen Koga.

Entre as ações desenvolvidas, o SCIH e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade hospitalar realizaram uma campanha de conscientização para reforçar as normas de biossegurança e alertar sobre os riscos de utilização das roupas privativas nos refeitórios, tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. As roupas privativas, utilizadas em áreas assistenciais como centros cirúrgicos, Unidades de Terapia Intensiva, Unidade de Tratamento de Queimados e Central de Material Estéril (CME), devem ser restritas para evitar a disseminação de microrganismos. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a iniciativa, foram distribuídos materiais informativos e realizadas orientações presenciais para reforçar a importância da medida preventiva.
 

Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
Foto: Ascom SES
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.