Segunda, 21 de Abril de 2025
23°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Geral Sergipe

Regional de Glória é selecionada para participar do projeto 'Saúde Redes' para ampliação de cuidados

O projeto Saúde Redes irá contemplar além de Nossa Senhora da Glória, as cidades circunvizinhas que fazem parte da região como Canindé de São Franc...

27/03/2025 às 15h35
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco

Com o objetivo de fortalecer o cuidado com os sergipanos, a regional de Nossa Senhora da Glória foi selecionada para participar do ‘Projeto Saúde Redes: Estratégias para o fortalecimento da regionalização, da gestão e do cuidado em rede em municípios de pequeno porte’, cujo objetivo é aprimorar a governança das macrorregionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e organizar as redes de atenção dos municípios. A solenidade de lançamento do projeto aconteceu nesta quinta-feira, 27, no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. 

O Saúde Redes contemplará, além de Nossa Senhora da Glória, as cidades circunvizinhas que fazem parte da região como Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Gracho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo e Porto da Folha. O projeto é colaborativo, a ser executado pelo Hospital Sírio Libanês (HSL) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc), junto a regiões previamente selecionadas pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde (MS), a partir de um conjunto de critérios técnicos estabelecidos. 

A superintendente do Hospital Regional de Glória, Everlyn Souza, destacou a importância da regional do município participar do projeto. “O Saúde Redes é uma extensão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e a participação da regional enriquecerá o cuidado com os sergipanos, onde poderemos pensar em estratégias para o fortalecimento da regionalização e do cuidado em rede de municípios considerados de pequeno porte, por meio do apoio técnico e metodológico a gestores e equipes técnicas de saúde, a partir da qualificação das ações de gestão do cuidado”, ressalta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre o projeto

Serão utilizados conceitos e metodologias que apresentam potencial para desencadear processos de articulação e integração entre os serviços de saúde, fomentando, ainda, o fortalecimento do modelo de atenção à saúde preconizado no SUS. 

Continua após a publicidade
Anúncio

A coordenadora de projetos do Hospital Oswaldo Cruz, Lissandra Andion, pontuou que o Saúde Redes tem como proposta a organização da Rede Estadual de Saúde. “Os municípios de pequeno porte receberão apoio para a organização da rede de atenção à saúde, a fim de qualificar o cuidado aos usuários junto aos secretários de saúde, suas equipes e seus trabalhadores. A proposta da organização é ascender em conjunto com os gestores para que pensem os problemas de saúde do território e, pautado na necessidade do usuário, propor estratégias para garantir um atendimento qualificado”, salienta. 

O secretário da Saúde do município de Itabi, Christiano da Cruz, esteve presente na solenidade e frisou que o projeto vem para fortalecer a região. “O Saúde Redes vai integrar todas as ações de saúde, fortificando a interação dos municípios e proporcionando a especialização dos profissionais a fim de levar saúde de qualidade ao povo sergipano”, pontua. 
 

Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Cristiano da Cruz/Foto: Flávia Pacheco
Cristiano da Cruz/Foto: Flávia Pacheco
Everlyn Souza/ Foto: Flávia Pacheco
Everlyn Souza/ Foto: Flávia Pacheco
Lissandra Andion/ Foto: Flávia Pacheco
Lissandra Andion/ Foto: Flávia Pacheco
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.