Uma manhã diferente e enriquecedora, repleta de conhecimento e aprendizado sobre agricultura familiar, além de contato com diversos produtos. Assim foi a quinta-feira (27) para 46 estudantes do 6º ano do Colégio Carpe Diem Litoral Norte, que participaram de uma visita à Feira Livre da Agricultura Familiar, realizada todas as quintas-feiras no estacionamento da Prefeitura de Camaçari.
A visita foi idealizada por Lucicleide Pereira, professora de História do colégio, que, na ocasião, falou sobre a proposta. “Nós somos uma escola que trabalha com projetos, e procuramos valorizar, também, o conhecimento do nosso município. Então, trazer os estudantes pra feira da agricultura familiar é uma oportunidade de valorizar esse trabalho do agricultor, e de ‘linkar’ com conteúdos que a gente vê, porque a história não está no passado, ela está no presente. Então, aqui, vamos trabalhar a questão do produto, e a importância do trabalho do agricultor”, destacou, ao pontuar, ainda, o que será abordado em sala de aula, como reflexões e territorialidade, em parceria com a professora de Geografia, Luana Paiva.
O titular da pasta de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Fabiano Dourado, acompanhou a visita dos estudantes. “É um momento importante, que as crianças vêm buscar conhecimento. A feirinha da prefeitura já acontece há mais de 40 anos e, culturalmente, traz pra nossa cidade esse aprendizado da agricultura, e os valores. Muita gente leva o seu sustento daqui pra suas casas, eles plantam pra colher e vendem aqui. Então, isso fomenta a economia. E para as crianças é um momento de diversão, e de alegria, que se percebe no olhar deles, que estão ansiosos pra conhecer mais e isso traz um valor histórico-cultural muito grande”, afirmou o secretário.
Na oportunidade, técnicas da Sedap explicaram sobre a agricultura familiar, ressaltaram que parte dos produtos comercializados na feira é de origem agroecológica e até orgânica, e explicaram sobre os processos de beneficiamento, como o que é realizado com a mandioca. Algumas curiosidades, como a que Camaçari já foi um dos maiores produtores de quiabo do Brasil, na região de Areias, também foram passadas durante a visita.
A visita, ainda, foi uma oportunidade para os estudantes terem novas experiências com frutas. Uma das alunas mais interessadas foi Júlia Matos Oliveira, 11 anos, que falou sobre o conhecimento. “Eu não sabia da existência de cupuaçu. Tomava o suco, mas não sabia como era a fruta. E, também, nunca tinha provado o umbu”, afirmou, ao confessar que não gostou muito da fruta.
A aluna Ana Luísa Pimenta, 11 anos, também aprovou a iniciativa. “Achei bem incrível essa experiência, pois é a primeira vez que venho em uma feira aqui em Camaçari. O bom é que a gente aprende sobre a agricultura familiar, ganha conhecimento sobre as plantas, as verduras e tudo mais que os comerciantes falam, inclusive, sobre a importância desses alimentos para a nossa saúde, e que é muito bom para o nosso sistema imune”.
A coordenadora do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), do Governo do Estado, Marinês da Silva Santos, acompanhou a visita. Na oportunidade, ela falou aos alunos sobre a importância do consumo de produtos saudáveis e, ainda, sugeriu que o grupo acompanhasse o plantio de alimento.
O vereador Vagner Bispo, também esteve presente na visita dos estudantes à feirinha da agricultura familiar do estacionamento da prefeitura.
Mín. 19° Máx. 30°