A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) apresentou, nesta quinta-feira, 27, o seu Planejamento Estratégico para o período de 2025 a 2036. O documento estabelece diretrizes e ações focadas na modernização e no aprimoramento dos serviços da instituição ao longo dos próximos 12 anos.
O planejamento foi elaborado com a participação ativa de procuradores, assessores jurídicos, estagiários e servidores, os quais ajudaram a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, além de sugerir soluções para tornar a atuação da PGE mais eficiente. O processo de construção do documento que elenca essas metas, assim como cada plano de ação, teve início em setembro de 2024.
Principais iniciativas
Dentre os principais pontos do Planejamento Estratégico estão a reformulação da missão, visão e valores da PGE, bem como a definição de 42 projetos estratégicos. As iniciativas incluem melhorias em quesitos como gestão de processos, organização e controle dos dados utilizados na execução fiscal, integração de sistemas, implementação de inteligência artificial para otimizar procedimentos internos e o aprimoramento da comunicação institucional.
Além disso, durante o evento, foi anunciado um comitê especial que ficará responsável por monitorar a execução dos projetos e sugerir ajustes quando necessário, garantindo a efetividade das ações ao longo do tempo.
Embora o planejamento tenha como foco a modernização interna da PGE, a implementação dessas ações trará benefícios diretos à população à medida que os projetos forem executados. Com o aprimoramento da atuação da Procuradoria, será possível reforçar a defesa do Estado em processos judiciais e contribuir para uma gestão pública mais ágil e alinhada aos princípios de governança e conformidade jurídica.
Como parte deste compromisso, a PGE já tem realizado investimentos significativos na renovação de seu parque tecnológico, com mais de R$ 240 mil aplicados na compra de novos equipamentos de informática, em pouco mais de um ano. Essa modernização faz parte das iniciativas contempladas no planejamento estratégico.
Participação e apoio institucional
A apresentação contou com a presença da mesa diretora da PGE, composta pelo procurador-geral Carlos Pinna Júnior, pelo subprocurador-geral Vladimir Macedo e pela corregedora-geral Gilvanete Losilla. Também participaram a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Isadora Bastos, e a professora e especialista em elaboração de projetos estratégicos, Deborah Aroxa, ligada à Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Mín. 20° Máx. 28°