Cerca de 240 alunos da Escola Estadual Poeta João Freire Ribeiro, localizada no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, participam até a próxima sexta-feira, 28, de uma série de palestras sobre bullying e a Lei Maria da Penha. As atividades são conduzidas pela equipe da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), ligada à Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) do Governo de Sergipe, em alusão à Semana Estadual de Prevenção a Violência Doméstica e Familiar.
As atividades tiveram início na última segunda-feira, 24. Os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre temas importantes, como o combate ao bullying e os mecanismos de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar. O ênfase da discussão está na Lei Maria da Penha, que estabelece medidas de proteção às mulheres em situação de violência.
Segundo o diretor da CIAP, o policial penal Roberto Figueiredo, as atividades foram organizadas com o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância de construir um ambiente escolar e social mais seguro e respeitoso. “Além disso, as palestras buscam proporcionar um espaço de discussão para que os alunos compreendam melhor como se proteger e ajudar a combater a violência em seus círculos de convivência”, explica.
Além do ciclo de palestras, ao final do evento, 50 alunos da escola serão selecionados para participar do curso de formação em Monitores de Cultura de Paz, promovido pela CIAP. Durante a capacitação, os participantes irão aprofundar conhecimentos sobre temas como inteligência emocional, bullying, cyberbullying, Lei Maria da Penha, entre outros tópicos relevantes. Eles poderão atuar junto com os gestores da escola durante o ano letivo de 2025, na construção de um ambiente escolar mais seguro e respeitoso.
De acordo com a diretora da escola, Jolie Guimarães, a ação será muito importante para que todos se sintam acolhidos e sejam agentes de mudança. “Esses jovens voluntários serão os corações pulsantes da cultura de paz na nossa escola durante todo o ano letivo. Com o apoio da coordenação pedagógica, eles irão multiplicar o aprendizado e nos presentear, no Dia Mundial de Combate ao Bullying e às Violências nas Escolas, com projetos pedagógicos que transformarão a nossa escola em um farol de paz”, ressaltou.
Idealizador do projeto Educação para a Construção de Paz nas Escolas, Roberto Figueiredo destacou a importância da parceria com as instituições de ensino para fortalecer o compromisso com o bem-estar dos jovens. “Esta é a prova concreta do nosso compromisso inabalável com o futuro das novas gerações. Investir em corações e mentes significa construir escolas e uma sociedade mais justa e acolhedora. Semear a paz hoje é garantir um amanhã pautado pelo respeito e pela harmonia”, concluiu.
Criada em 2020, através de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) e a Sejuc, a Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) tem como objetivo inicial promover a reintegração social das pessoas em conflito com a lei, acompanhar e fiscalizar as alternativas penais estipuladas pelo Poder Judiciário. Hoje, ela também atua na prevenção da violência através de ações em escolas e empresas.
Mín. 20° Máx. 30°