Sexta, 04 de Abril de 2025
24°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Economia Economia

Greve de 24 horas dos petroleiros da Petrobras começa nesta quarta.

Greve de 24 horas dos petroleiros da Petrobras começa nesta quarta.

26/03/2025 às 20h31
Por: Redação Fonte: Agência jovem Pan
Compartilhe:
Greve de 24 horas dos petroleiros da Petrobras começa nesta quarta.

Greve de 24 horas dos petroleiros da Petrobras começa nesta quarta.

 

De acordo com o comunicado da Federação Única dos Petroleiros (FUP), movimento tem como uma de suas pautas a defesa do teletrabalho.

Os petroleiros do Brasil deram início a uma greve nacional de advertência a partir desta quarta-feira (26), expressando seu descontentamento com a gestão da presidente da PetrobrasMagda Chambriard. A paralisação, organizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), visa pressionar a administração da empresa por melhorias em diversas áreas. Entre as principais reivindicações estão a atualização do plano de cargos e salários, a recomposição dos quadros de funcionários e o aumento da segurança no ambiente de trabalho.

Continua após a publicidade
Anúncio

Dois pontos principais se destacam na pauta dos petroleiros. O primeiro é a atualização do plano de remuneração variável, que inclui a participação nos lucros da empresa. Os trabalhadores alegam que houve uma perda de 31% nesse aspecto ao longo do tempo, o que tem impactado negativamente suas remunerações. O segundo ponto de insatisfação é a recente mudança no regime de teletrabalho. Desde a pandemia de COVID-19, a Petrobras adotou um modelo híbrido, permitindo dois dias de trabalho presencial e três dias de trabalho remoto.

 
 

No entanto, a presidente Magda Chambriard alterou essa configuração para três dias presenciais e dois remotos, gerando descontentamento, especialmente entre os funcionários administrativos que se beneficiavam do modelo anterior. Durante a greve de 24 horas, estão previstas manifestações e piquetes nas instalações da Petrobras. Apesar da mobilização, a produção de óleo e gás da estatal não deve ser afetada de forma significativa, segundo os organizadores.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.