Cidades Recife
Operação Força Mulher leva ações de combate à violência doméstica a municípios pernambucanos.
Operação Força Mulher leva ações de combate à violência doméstica a municípios pernambucanos.
11/03/2025 10h01
Por: Redação Fonte: Pernambuco Noticias

Operação Força Mulher leva ações de combate à violência doméstica a municípios pernambucanos.

 

Iniciativa do Departamento da Mulher promoverá atendimentos, palestras e intensificação de medidas protetivas.

Durante todo o mês de março, o Departamento da Mulher (DPMUL/DIRESP) estará promovendo uma série de ações em diversas cidades de Pernambuco, com foco na prevenção, repressão e acolhimento de vítimas de violência de gênero.

A iniciativa busca reforçar a segurança pública, capacitar profissionais da rede de enfrentamento e levar informação à população.

A programação inclui palestras em escolas e comunidades, distribuição de material educativo e orientações sobre os tipos de violência doméstica e os mecanismos de proteção disponíveis.

Além disso, o ônibus do DPMUL funcionará como uma unidade policial móvel, onde serão realizados registros de Boletins de Ocorrência e solicitações de Medidas Protetivas de Urgência, em parceria com delegacias especializadas.

A operação também contará com a Qualificação Missão Acolhimento – Rede, promovendo a capacitação e integração entre agentes da Polícia Civil e Militar, Secretaria da Mulher e representantes das redes municipais de enfrentamento à violência.

Paralelamente, todas as Delegacias de Atendimento à Mulher do estado intensificarão ações repressivas, com visitas a vítimas, diligências, cumprimento de mandados e conclusão de inquéritos em andamento.

A primeira ação da Operação Força Mulher acontece nesta terça-feira (11), no bairro do Ibura, no Recife, das 8h às 13h. O ônibus do DPMUL será instalado na Avenida Pernambuco, UR-01, em frente ao Campo do Nacional, servindo como ponto de atendimento policial e orientação à população. Escolas da região também receberão palestras sobre o tema.

A programação seguirá ao longo do mês, contemplando a Região Metropolitana, Mata Sul, Agreste Central, Agreste Setentrional, Sertão Central, Sertão do Araripe e Sertão do Moxotó. O principal objetivo da operação é intensificar as estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher e, sobretudo, prevenir feminicídios.