Sexta, 11 de Abril de 2025
21°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Tecnologia Tecnologia

Rede Conecta Telecom amplia cobertura no Grajaú, em SP

Empresa investe em tecnologia para atender à demanda crescente por fibra óptica; foram instalados mais de 300 pontos de atendimento e 55 km de cabo...

05/03/2025 às 12h33
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
TAVARES, FELIPE (2025)
TAVARES, FELIPE (2025)

A Rede Conecta Telecom, empresa do setor de telecomunicações, anunciou a ampliação de sua rede de atendimento na região do Grajaú, em São Paulo (SP). Em 2024, a empresa expandiu sua infraestrutura com a instalação de mais de 300 pontos de atendimento e 55 km de cabos ópticos, passando a ser a maior rede de atendimento da Zona Sul.

Para 2025, a aquisição da Achei Telecom, que possui 80 km de fibra óptica e mais de 200 pontos de atendimento, permitirá à Rede Conecta cobrir 100% dos bairros do Grajaú, Parelheiros, Marsilac e Cidade Dutra. A iniciativa visa atender a uma demanda crescente por serviços de internet de alta qualidade em regiões antes desassistidas.

De acordo com Anderson Justino, diretor-geral da Rede Conecta Telecom, a ampliação foi impulsionada por análises internas que identificaram uma insatisfação generalizada dos consumidores com os serviços oferecidos por outras operadoras.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Observamos, por meio de dados internos, que muitas dessas regiões tinham internautas insatisfeitos com a qualidade dos serviços existentes. Recebemos diversos pedidos para expandir nossa cobertura”, explica Justino.

Investimentos estratégicos em áreas prioritárias

Continua após a publicidade
Anúncio

Os investimentos da Rede Conecta concentraram-se em áreas da Zona Sul da capital paulista, como o Parque Residencial Cocaia e a Vila São José. De acordo com a empresa, essas localidades foram escolhidas após uma análise técnica que considerou a viabilidade de implementação e a necessidade de melhoria na qualidade dos serviços de internet.

"Nosso objetivo foi levar conexão de alta velocidade e estabilidade para bairros que, até então, não contavam com opções satisfatórias", destaca Justino.

Segundo o diretor, as principais áreas de investimento e ampliação foram:

  • Parque Residencial Cocaia (Jardim Sipramar, Jardim Toca, Jardim Eliana, Jardim Prainha, Parque Cocaia e Jardim Shangrilá);
  • Vila São José (Jardim Kioto, Parque Santa Cecília, Jardim Floresta, Jardim Clipper, Jordanópolis, Jardim das Imbuias, Jardim Alpino, Jardim Esmeralda, Jardim Bela Vista, Jardim Real, Jardim Iporanga, Jardim Bonito e Jardim Beatriz);
  • Parelheiros;
  • Grajaú;
  • Jardim Myrna;
  • Jardim Almeida;
  • Vila Marcelo;
  • E Marsilac, sendo necessário a verificação de viabilidade técnica para cada bairro.

A empresa também tem se preparado para o futuro, investindo em tecnologias avançadas. Um dos destaques é o laboratório de tecnologia baseado no protocolo XGSPON, que promete dobrar a capacidade de acesso sem a necessidade de ampliação do cabeamento. 

“Essa tecnologia nos permitirá atender mais clientes com a mesma infraestrutura, garantindo maior eficiência e qualidade”, afirma Justino.

Cenário atual e futuro do mercado de fibra óptica

O mercado de fibra óptica no Brasil vive um momento de maturidade. Segundo uma estimativa divulgada pela Anid (Associação Nacional para a Inclusão Digital), a fibra óptica deve chegar a 99% do Brasil ainda este ano.

Espera-se que 1,5 mil cidades recebam a infraestrutura ainda em 2025, conforme publicação do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público, ainda segundo a projeção. 

Hoje, cerca de 90,0% dos domicílios do país têm acesso à internet, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na área urbana, o acesso à rede subiu de 88,1% para 92,3% entre 2019 e 2021. Enquanto isso, na área rural, a proporção de domicílios com internet foi de 57,8% para 74,7% no mesmo período.

Nesse panorama, segundo Justino, a disputa agora está centrada na qualidade do serviço. “A evolução do mercado exige redes que suportem tráfego consistente, especialmente com o aumento da demanda por streamings em alta definição e outras aplicações que exigem maior velocidade e estabilidade”, avalia.

Segundo o diretor, a Rede Conecta Telecom planeja continuar sua expansão, com a meta de alcançar 100% dos municípios da região sul de São Paulo: “Estamos comprometidos em levar conexão para todas as áreas que ainda não são atendidas adequadamente”.

“A ampliação da nossa rede é um passo importante para garantir que mais pessoas tenham acesso a um serviço de internet confiável e de alto desempenho”, complementa.

Para concluir, Justino ressalta que, com investimentos estratégicos e foco em tecnologia de ponta, a Rede Conecta Telecom reforça seu compromisso com a inovação e a qualidade. “Entre os planos para este ano, esperamos continuar inovando a fim de nos posicionarmos entre os principais players do setor de telecomunicações no país”, diz.

A Rede Conecta foi indicada ao prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações em 2024. No mesmo ano, a empresa fez parte de uma matéria especial no UOL a respeito da democratização e acesso à internet no extremo Sul da cidade de São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.