A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, foi indicada ao prêmio Laureus World Sports Awards, o "Oscar do Esporte".
Ela concorre na categoria Retorno do Ano na cerimônia que será realizada em Madri, na Espanha, no dia 21 de abril.
A categoria contempla atletas que superaram obstáculos para competir e alcançaram resultados expressivos.
Rebeca sofreu três lesões no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito antes de conquistar suas medalhas em Tóquio e Paris. Ao loongo de sua trajetória, a ginasta passou por oito cirurgias.
Espero que a minha história sirva de inspiração para pessoas que sofreram lesões que ameaçaram suas carreiras, que passaram por momentos difíceis na vida, a continuarem lutando contra os obstáculos e a alcançarem o sucesso.
Para mim, é um privilégio e uma honra ser indicada ao prêmio Laureus de Retorno do Ano, ao lado de um grupo de pessoas inspiradoras da natação, críquete, esqui alpino e automobilismo, atletas de sucesso com histórias incríveis que são exemplos de superação e resiliência", declarou a brasileira.
O Prêmio Laureus é uma das principais distinções do mundo do esporte, em reconhecimento a atletas, equipes e projetos esportivos que obtiveram destaque nos últimos 12 meses.
A edição de 2025 marca um quarto de século da premiação. Os indicados foram escolhidos por 1.300 integrantes do painel de mídia global do Laureus.
Os contemplados deste ano serão escolhidos por um júri composto por 69 integrantes de nomes ligados diretamente ao mundo esportivo.
Os concorrentes de Rebeca ao prêmio de “Retorno do Ano” são o nadador americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behrami, o motociclista espanhol Marc Márquez, o jogador de críquete indiano Rishabh Pant e a nadadora australiana Ariarme Titmus.
O Prêmio Laureus tem ainda mais oito categorias: Atleta feminina do ano, Atleta masculina do ano, Paratleta do ano, Equipe do ano, Revelação do ano, Retorno do ano, Atleta nos esportes de ação, Esportes pelo bem.