Quarta, 02 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Brasil Brasil

Lula se encontra com presidente da Alemanha e líderes da América do Sul

Lula se encontra com presidente da Alemanha e líderes da América do Sul

02/03/2025 às 09h37
Por: Redação Fonte: Agência Gov
Compartilhe:
Lula se encontra com presidente da Alemanha e líderes da América do Sul

Lula se encontra com presidente da Alemanha e líderes da América do Sul

 

Presidente está no país vizinho para posse de Yamandú Orsi. Lula também se encontrou com candidata a presidente do Equador. Em pauta, a defesa da democracia, justiça social e o multilateralismo.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

O presidente Lula se encontrou na manhã deste sábado (1º/3), em Montevidéu, com o presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier. O presidente está deste sexta-feira (28/2) na capital do Uruguai para a posse do novo presidente do país vizinho, Yamandú Orsi, prevista para este sábado, e está aproveitando a presença de vários chefes de estado para participar de reuniões e fortalecer as relações bilaterais com os países.

No encontro com o presidente alemão, Lula discutiu a defesa da democracia e o multilateralismo.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Satisfação de me encontrar com meu amigo e presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Discutimos a importância dos países da América Latina e da União Europeia atuarem em defesa da democracia e do multilateralismo. A Alemanha é um parceiro essencial do Brasil na promoção do acordo Mercosul - União Europeia, no esforço de combate à mudança do clima e em prol do sucesso da COP30", escreveu o presidente pelas redes sociais 


Leia também: Lula: 'Somente a paz é capaz de trazer ao mundo a normalidade e a gente viver com distribuição de riqueza'

Equador

Ainda neste sábado, Lula se encontrou com a candidata à presidência do Equador, Luisa González. Na reunião, eles conversaram sobre o contexto político na América do Sul. "Expressamos nossa concordância na importância do fortalecimento da democracia e da justiça social no continente. Desejo que as eleições no segundo turno no Equador transcorram de forma pacífica e dentro da normalidade, e que a vontade do povo equatoriano prevaleça", se manifestou o presidente.

O segundo turno da eleição presidencial no Equador está previsto para o dia 13 de abril.

54356784552_78aaea0ded_c.jpg

Orsi, Petro, Lula e Boric falam sobre fortalecimento da democracia na América do Sul. Foto: Ricardo Stuckert/PR

América do Sul

Na sexta-feira, na sede da Embaixada do Brasil em Montevidéu, o presidente brasileiro se reuniu com os líderes do Chile, Gabriel Boric, da Colômbia, Gustavo Petro, e o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi. Pelas redes sociais, Lula afirmou que o encontro foi "para fortalecer a democracia".

Yamandú Orsi

O novo presidente do Uruguai foi eleito em segundo turno em novembro de 2024. Em nota, o Palácio do Planalto ressaltou que "as relações entre Brasil e Uruguai são marcadas pelo diálogo fluido, intenso intercâmbio econômico e cultural, e cooperação abrangente, com destaque para iniciativas voltadas ao desenvolvimento da região de fronteira e ao fortalecimento do Mercosul. A presença do Presidente Lula na solenidade reafirma a importância estratégica da relação bilateral e reforça o compromisso do Brasil com a parceria histórica entre os dois países e com a promoção da integração sul-americana."

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.