Sexta, 11 de Abril de 2025
20°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Internacional Internacional

Zelensky recebe calorosas boas-vindas no Reino Unido após bate-boca com Trump

Zelensky recebe calorosas boas-vindas no Reino Unido após bate-boca com Trump

02/03/2025 às 08h43
Por: Redação Fonte: Infomoney
Compartilhe:
Zelensky recebe calorosas boas-vindas no Reino Unido após bate-boca com Trump

Zelensky recebe calorosas boas-vindas no Reino Unido após bate-boca com Trump

 

Presidente da Ucrânia recebeu abraço do primeiro-ministro britânico Keir Starmer e foi aplaudido por uma multidão em Londres

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, cumprimentou o presidente Volodymyr Zelenskiy com um abraço caloroso no sábado, depois que o líder ucraniano voou para Londres para conversas após seu confronto na Casa Branca com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Continua após a publicidade
Anúncio

Leia também: Após briga com Trump, Zelenskyy diz que Ucrânia deve ser ouvida, não esquecida

Em uma reunião extraordinária no Salão Oval na sexta-feira, Trump ameaçou retirar o apoio à Ucrânia, três anos depois que a Rússia invadiu seu vizinho menor.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em Londres, uma multidão aplaudiu quando Zelenskiy chegou para conversar com Starmer em seu escritório em Downing Street, antes de uma cúpula de líderes europeus da qual o presidente ucraniano participará no domingo para discutir um plano de paz para a Ucrânia.

Espero que você tenha ouvido alguns dos aplausos na rua. Esse é o povo do Reino Unido saindo para demonstrar o quanto o apoia (…) e nossa absoluta determinação em apoiá-lo”, disse Starmer a ele.

Starmer disse a Zelenskiy que ele tinha “total apoio de todo o Reino Unido”.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, encontra o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy em Downing Street, em Londres, Grã-Bretanha, em 1º de março de 2025. (Foto: REUTERS/Kevin Coombs)

“Estamos com você e com a Ucrânia pelo tempo que for necessário”, disse Starmer.

Outros líderes europeus emitiram mensagens de apoio a Zelenskiy e à Ucrânia após sua reunião com Trump, destacando as diferenças entre os aliados tradicionais dos Estados Unidos e da Europa sobre a guerra desde que Trump voltou ao cargo.

Starmer conversou com Trump e Zelenskiy na sexta-feira, e o presidente francês Emmanuel Macron visitou Trump em Washington nesta semana.

Zelenskiy deve se encontrar com o rei Charles no domingo. O jornal britânico Sun disse que a reunião seria realizada na propriedade do monarca em Sandringham, no leste da Inglaterra.

Estou muito feliz que Sua Majestade o Rei tenha aceitado meu encontro amanhã”, disse Zelenskiy a Starmer no início da reunião.

A Grã-Bretanha tem apoiado a Ucrânia e Charles já havia expressado seu apoio a Zelenskiy, falando sobre a “determinação e força” do povo ucraniano diante de um ataque não provocado da Rússia.

Durante a visita de Starmer à Casa Branca, ele apresentou a Trump um convite por escrito do rei para uma visita de Estado, o que tornaria o presidente dos EUA o primeiro líder político eleito nos tempos modernos a ser recebido em duas visitas de Estado por um monarca britânico.

Reportagem de Sachin Ravikumar, Pavel Polituk e Ronald Popeski; edição de David Evans, Kate Holton e Timothy Heritage)

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.