Quarta, 02 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Caruaru, PE

Política Politica

Lula diz que Trump humilhou Zelensky e chama bate-boca de 'cena grotesca'.

Lula diz que Trump humilhou Zelensky e chama bate-boca de 'cena grotesca'.

01/03/2025 às 14h34 Atualizada em 01/03/2025 às 14h48
Por: Redação Fonte: Agencia Globo
Compartilhe:
Lula diz que Trump humilhou Zelensky e chama bate-boca de 'cena grotesca'.

Lula diz que Trump humilhou Zelensky e chama bate-boca de 'cena grotesca'.

 

Embate entre Volodymyr Zelensky e Donald Trump ocorreu na Casa Branca, em tom acalorado, com troca de acusações. Petista também voltou a defender diálogo entre Rússia e Ucrânia para encerrar conflito que já dura três anos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou neste sábado (1º) como "grotesca" a discussão entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.

Continua após a publicidade
Anúncio

Lula também afirmou que Zelensky foi "humilhado" por Trump no encontro, ocorrido na sexta-feira (28), na capital americana.

"Eu sinceramente não sou diplomata. Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca", declarou Lula.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante reunião que serviria para selar um acordo de participação americana na indústria mineral ucraniana, Trump e Zelensky protagonizaram um bate-boca com troca de acusações.

O presidente americano disse que Volodymyr Zelensky era desrespeitoso com os Estados Unidos.

Ele também declarou que o presidente da Ucrânia não estava no "direito de ditar nada". "Você está jogando cartas, você está apostando a vida de milhões de pessoas, você está fazendo uma aposta com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial.

E o que você está fazendo é muito desrespeitoso ao país. A este país, que o apoiou muito mais do que muitas pessoas disseram que deveria", afirmou Trump em tom acalorado.

Após o embate, Zelensky deixou a Casa Branca sem assinar acordo algum. Nas redes sociais, o presidente ucraniano se limitou a agradecer aos Estados Unidos pelo apoio e a dizer que a Ucrânia "precisa de uma paz justa e duradoura".

"Estamos trabalhando exatamente para isso", escreveu Volodymyr Zelensky.

Ao avaliar o encontro entre os presidentes dos EUA e da Ucrânia, Lula afirmou que "não é possível a gente falar em democracia se não há respeito ao outro ser humano".

Acho que o Zelensky foi humilhado, acho que, na cabeça do Trump, o Zelesnky merecia isso e acho que a União Europeia foi prejudicada", continuou

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.