Sexta, 11 de Abril de 2025
20°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Internacional Internacional

Zelensky se reúne com premiê britânico após bate-boca com Trump.

Zelensky se reúne com premiê britânico após bate-boca com Trump.

01/03/2025 às 09h34
Por: Redação Fonte: Agência O Antagonista
Compartilhe:
Foto: Reprodução/ X/ Zelensky
Foto: Reprodução/ X/ Zelensky

Zelensky se reúne com premiê britânico após bate-boca com Trump.

 

É muito importante para nós que a Ucrânia seja ouvida e não esquecida”, escreve presidente ucraniano

Após bate-boca com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se prepara para uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Londres, neste fim de semana.

Continua após a publicidade
Anúncio

O encontro com Starmer, programado para a tarde deste sábado, 1º, ocorre antes da cúpula de líderes europeus que discutirá medidas para a segurança da Ucrânia. 

Embora o primeiro-ministro britânico tenha expressado a necessidade de envolver os EUA em um futuro acordo de segurança, o embate entre Zelensky e Trump na Casa Branca fragilizou as esperanças de uma unidade entre as nações europeias e os americanos em relação ao futuro da Ucrânia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Como mostramos, diversos líderes de países europeus demonstraram apoio ao presidente ucraniano após a discussão televisionada com Trump.

Em publicação no Telegram neste sábado, Zelensky aproveitou para agradecer publicamente pelo apoio contínuo à Ucrânia, sem mencionar diretamente o incidente com Trump.

“É muito importante para nós que a Ucrânia seja ouvida e não esquecida”, escreveu.

 O bate-boca

Durante a reunião, transmitida ao vivo, Trump pressionou Zelensky a aceitar um acordo de paz com a Rússia. 

O ucraniano rejeitou a ideia, chamando Vladimir Putin de “assassino” e “terrorista”. Ele também criticou a postura americana entre 2014 e 2022, alegando que os EUA não tomaram medidas eficazes para conter Putin antes da invasão.

A declaração irritou Trump. 

“Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. O que você está fazendo é desrespeitoso com este país, que te apoiou mais do que deveria”, disse o republicano, apontando o dedo para Zelensky. 

O vice-presidente J.D. Vance também interveio, cobrando do ucraniano mais gratidão pelo apoio americano.

A discussão fez com que Zelensky deixasse a Casa Branca mais cedo, sem a entrevista coletiva programada. Nas redes sociais, Trump ironizou: “Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.