Política Politica
Alckmin deve discutir sobretaxas de Trump com secretário de Comércio dos EUA nesta 6ª
Alckmin deve discutir sobretaxas de Trump com secretário de Comércio dos EUA nesta 6ª
28/02/2025 16h24
Por: Redação Fonte: Agência Iclnoticias

Alckmin deve discutir sobretaxas de Trump com secretário de Comércio dos EUA nesta 6ª

 

A reunião, que teria sido pedida por Alckmin, será por videoconferência

O vice-presidente e ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Geraldo Alckmin, vai se reunir nesta sexta-feira (28) com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick. O tema da conversa, segundo reportagem de O Globo, deve ser a aplicação das sobretaxas anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, às importações de aço, alumínio e outros produtos brasileiros, como o etanol.

A reunião, que teria sido pedida por Alckmin, será por videoconferência. Esse é o primeiro movimento concreto do Brasil para uma negociação desde que o pacote de tarifas de Trump foi anunciado.

Embora o presidente Lula (PT) tenha dito que adotaria o princípio da reciprocidade, que está dentro das regras do comércio internacional, o governo brasileiro tem adotado uma postura bastante cuidadosa para lidar com o tema. Afinal, os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China. O Brasil também é o segundo maior exportador de aço aos EUA, com o Canadá na dianteira.

A escolha de Alckmin para mediar as negociações é pelo fato de o vice-presidente ser considerado, tanto pelo Palácio do Planalto como pelo Itamaraty, como a pessoa certa para fazer essa ponte.

Ele deverá argumentar que as exportações brasileiras não representam uma ameaça às indústrias norte-americanas, como Trump quer fazer crer. Alckmin deve explorar o fato de que as economias não são concorrentes, mas sim, complementares.

Como a função de representante comercial da Casa Branca ainda está vaga, coube ao secretário de Comércio, que não tem a função de negociar acordos, participar da reunião com Alckmin.

O indicado por Trump para assumir a vaga é Jamieson Greer, que precisa ser aprovado pelo Senado americano.

Tarifaço de Trump até o momento

Desde que tomou posse, em 20 de janeiro, Trump anunciou uma série de tarifas contra parceiros comerciais históricos, como México, Canadá e China. Algumas já estão em vigor, outras ainda estão na fase de ameaça, mais ou menos iminente.

Veja abaixo algumas das tarifas já anunciadas: