Após ver seu projeto “supercana” ser atacado pelo banqueiro André Esteves, o empresário Eike Batista partiu para a briga com dono do BTG Pactual, chamando-o de “Darth Vader das finanças”, em uma alusão ao vilão da franquia Star Wars.
Em postagem em seu perfil oficial na rede social X (antigo Twitter), Eike escreveu: “Mal lancei o projeto da super cana para a produção de etanol e embalagens ‘verde’ e o André Esteves, esse Darth Vader das finanças, se apressou em torcer contra”, diz trecho da publicação.
Além disso, Eike faz uma espécie de ameaça velada a Esteves: “André, eu sei o que você fez no verão passado! Não repita os erros que você cometeu. Eu disse erros, mas você sabe que não foram apenas “erros”, não é mesmo?”, ameaçou Eike
O empresário também acusou o banqueiro de copiar segredos de sua empresa OSX e tentar “tomar” seus clientes, entre os quais estaria a Petrobras. Na postagem, Eike acusa a ação do banqueiro como “deletéria”, levando à quebra da OSX, estaleiro que nunca construiu um navio.
A rivalidade entre ambos é antiga. Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, em O Globo, em 2013, quando o império de Eike começou a ruir, o banco BTG fechou um acordo com Eike para tentar reestruturar o grupo X. Porém, menos de um ano depois, os dois se desentenderam e nunca mais se reconciliaram.
Ainda de acordo com informações da coluna, dias atrás os advogados de Eike levaram ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma denúncia de fraude em que um dos acusados por ele é justamente André Esteves.
Segundo a coluna, no centro dessa disputa específica estão debêntures de Eike emitidas pela Anglo American e que hoje estão incluídas no processo de falência da MMX. Na denúncia, o empresário diz que Esteves participou de uma manobra ilegal no processo de venda das debêntures.
Nas acusações virtuais, Eike não deixa claro quais são as críticas feitas por André Esteves ao projeto da supercana.
O banqueiro é o sétimo homem mais rico do Brasil e o 626º do mundo, com fortuna estimada pela Forbes em US$ 5,4 bilhões.
Eike, por sua vez, chegou a ser o oitavo homem mais rico do mundo em 2012, quando teve seu patrimônio avaliado em US$ 34,5 bilhões na época. Filho de um ex-ministro, ele fez fortuna no setor de mineração.
O empresário ficou conhecido por seu império “X”, que reunia mais de uma dúzia de empresas, grande parte delas carregava a letra X no nome, que, segundo Eike explicava, significava a multiplicação.
Além de Esteves, Eike também havia criticado o empresário Rubens Ometto, da Cosan, que recentemente também criticou seu projeto.
O projeto da supercana envolve uma cana-de-açúcar capaz de produzir 3 vezes mais etanol e 12 vezes mais biomassa que a tradicional.
Assim como a cana tradicional, a ‘supercana’ teria aplicações na produção de etanol, do combustível sustentável de aviação (SAF) e em embalagens feitas a partir do bagaço que substituem o plástico.