Cidades Rio Preto - SP
Roda de Conversa marca encerramento das reflexões sobre Justiça Social
Participaram do encontro cerca de 150 usuários de unidades da Secretaria de Assistência Social
26/02/2025 17h47
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A roda de conversa “Justiça Social e a luta pela universalização dos Direitos Humanos” encerrou as atividades, realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em alusão ao Dia Mundial da Justiça Social (20/2). O encontro foi nesta quarta-feira, 26/2, no Centro de Convivência da Família (CCF) do bairro Solo Sagrado. 

Participaram da atividade cerca de 150 pessoas, de todas as faixas etárias, participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Convivência da Família, do Idoso e da Juventude (CCF, CCI e CCJ).

A palestra de abertura foi realizada pelo secretário, o professor Frederico Afonso Izidoro. A atividade contou ainda com apresentações culturais, resultados de oficinas realizadas no CCJ, CCI e no Serviço de Convivência do Cras Lealdade e Amizade.

A programação também incluiu a exibição de um vídeo produzido pelos grupos do SCFV sobre a importância dos serviços públicos na construção de uma sociedade mais equitativa.

“Os princípios da justiça social envolvem a garantia de liberdades fundamentais para todos, a igualdade de oportunidades e o respeito pela cidadania e direitos humanos. Não se trata apenas de um conceito, ela se concretiza quando cada pessoa tem acesso a dignidade, respeito e oportunidades”, pontuou o secretário.

A Justiça Social é um mecanismo de promoção da cidadania e respeito aos direitos humanos, criando para todas as pessoas, independente de raça, gênero ou classe, possibilidades de acesso igualitário a recursos, direitos e oportunidades, eliminando barreiras sistêmicas.