Cerimônia do Prêmio Idepe 2023 reconhece os destaques educacionais de Pernambuco
A solenidade foi realizada, nesta quinta-feira (21), no Museu Cais do Sertão, no Recife
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), realizou, nesta quinta-feira (21), a cerimônia do Prêmio Idepe 2023. O evento reconheceu e valorizou escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) que se destacaram nos indicadores educacionais do Estado no ano passado, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). A solenidade foi realizada no Museu Cais do Sertão, no Recife.
Participaram do evento a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o secretário da SEE, Alexandre Schneider, além de professores, gestores escolares, gerentes regionais de educação e secretários municipais. “Nós estamos trabalhando muito para transformar a educação do Estado para melhor. Esse esforço que todos estão fazendo está sendo reconhecido. Dessa forma, estimulamos os diretores, professores e os alunos para continuarem crescendo e permitindo que as novas gerações possam ter também muito mais oportunidades”, destacou Raquel Lyra.
Na ocasião, representantes das escolas, dos municípios e das GREs premiadas em todas as 36 categorias receberam uma placa de menção honrosa em reconhecimento ao bom trabalho executado ao longo do último ano letivo. “O importante desse prêmio é reforçar o avanço de cada escola, dos municípios e das gerências regionais. A educação de Pernambuco se fortalece a cada resultado do Idepe, estabelecendo metas e fazendo um acompanhamento permanente para garantir uma educação de qualidade aos nossos estudantes”, afirmou Alexandre Schneider.
Foto: Josimar Oliveira
Divulgado anualmente, o Prêmio Idepe existe desde 2017 e representa um momento de grande expectativa para gestores e professores das redes estaduais e municipais de Pernambuco. Essa avaliação é um indicador que mensura a qualidade da educação pública em três dimensões relevantes: em língua portuguesa, matemática e no fluxo escolar, sendo o desempenho obtido a partir das informações fornecidas pelo sistema próprio de avaliação, a partir de informações derivadas do Censo Escolar.
O Idepe abrange toda a rede pública de ensino do Estado nas etapas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio nas redes públicas. Na edição de 2023, foram avaliados 339.074 estudantes matriculados em turmas do 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º e 4º Anos do Ensino Médio, em 3.280 escolas. Destas, 2.413 das redes municipais e 867 da rede estadual.
Foto: Josimar Oliveira
Idepe
O Idepe não apenas serve como um termômetro da educação no Estado, mas também orienta a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos, permitindo que os gestores educacionais identifiquem áreas que necessitam de intervenção e apoio.
Os resultados de 2023 são particularmente importantes, pois refletem o esforço contínuo de professores, gestores e toda a comunidade escolar em busca de uma educação de qualidade. A análise desses dados permitirá avaliar se as iniciativas implementadas estão surtindo efeito e onde ainda são necessários ajustes e intervenções.
Os objetivos específicos do Idepe apontam para a identificação dos avanços e desafios nas escolas e redes de ensino; a orientação de políticas públicas e estratégias educacionais voltadas à melhoria contínua da qualidade do ensino; no incentivo a gestão escolar para adoção de práticas que promovam o desempenho dos estudantes, além de estabelecer metas para aprimorar os índices educacionais em diferentes níveis de ensino.
A partir do Idepe, o Governo de Pernambuco consegue direcionar investimentos e ações específicas, com o objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos e reduzir as desigualdades educacionais em todo o Estado.
Confira a lista de categorias e vencedores do Prêmio Idepe 2023.