Internacional Internacional
Elon Musk se envolve pessoalmente na fabricação do novo avião “Air Force One” e Boeing agradece
Elon Musk se envolve pessoalmente na fabricação do novo avião “Air Force One” e Boeing agradece
21/02/2025 20h38
Por: Redação Fonte: Aeroin

Elon Musk se envolve pessoalmente na fabricação do novo avião “Air Force One” e Boeing agradece

 

O CEO da Boeing, Kelly Ortberg, revelou que a empresa está contando com a ajuda de Elon Musk no desenvolvimento do atrasado projeto do VC-25B, a nova versão do avião “Air Force One”, baseada no modelo 747-8. A colaboração ocorre em um momento crítico, em que o presidente Donald Trump expressou insatisfação com os atrasos no cronograma de entrega.

Durante uma conferência de investidores organizada pelo Barclays em 20 de fevereiro, Ortberg afirmou que “Elon Musk está nos ajudando bastante a trabalhar nos requisitos do VC-25, para tentar eliminar as restrições que não agregam valor, permitindo que avancemos mais rapidamente e consigamos entregar esses aviões”.

Musk, à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) da administração Trump, tem buscado inconsistências e desperdícios em agências e programas do governo americano.

A declaração de Ortberg ocorreu um dia após Trump ter indicado que estava considerando a possibilidade de encomendar uma “aeronave alternativa” devido aos atrasos da Boeing. “Não estou satisfeito com a Boeing”, disse Trump em 19 de fevereiro, enquanto estava a bordo de uma das duas aeronaves VC-25A, designadas como Air Force One durante sua viagem. “Estamos analisando alternativas porque está demorando demais.”

Além disso, um funcionário da administração Trump informou à Reuters que o desenvolvimento do VC-25B pode ser atrasado até 2029. Ortberg observou que “o presidente claramente não está satisfeito com os prazos de entrega” e elogiou Musk, chamando-o de “um cara bastante brilhante”, que consegue diferenciar rapidamente entre requisitos técnicos e os obstáculos que a Boeing pode remover.

Boeing foi contratada em 2018 para desenvolver duas unidades do VC-25B, com um contrato no valor de US$ 3,9 bilhões, prevendo a entrada em serviço em 2024. Contudo, devido a problemas na cadeia de suprimentos e na força de trabalho, esse prazo foi adiado para 2026.

O ano passado trouxe novos anúncios, indicando que o primeiro voo do VC-25B não ocorreria antes de março de 2026, 16 meses mais tarde do que o inicialmente projetado.

Modificar os 747-8 para uso presidencial revelou-se uma tarefa extremamente complexa e dispendiosa, levando a Boeing a incorrer em custos significativos no programa, que tem apresentado prejuízos. A assistência de Musk poderá ajudar a agilizar este processo, proporcionando um alicerce para o futuro do transporte presidencial nos EUA.