Cidades Rio Preto - SP
Roda de conversa aborda os impactos das drogas na juventude
Atividade faz alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo e incentiva o diálogo sobre dependência química e estratégias de prevenção
20/02/2025 17h42
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Convivência da Juventude (CCJ), promoveu nesta quinta-feira, 20/2, uma roda de conversa com adolescentes e jovens para debater o tema "Os impactos das drogas na juventude". O evento, realizado no espaço do CCJ, aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro.

A roda de conversa reuniu cerca de 60 participantes, incluindo adolescentes e jovens atendidos pela Associação Rio-pretense de Promoção do Menor (Arprom), Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), acolhidos do Projeto Teia, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em semiliberdade e usuários do próprio CCJ.

A abertura do encontro foi conduzida pelo secretário municipal de Assistência Social, professor Frederico Afonso Izidoro, que trouxe uma reflexão sobre os desafios e consequências do uso de substâncias psicoativas na juventude. "É fundamental abordarmos esse tema de forma aberta e acolhedora, garantindo que nossos jovens tenham acesso à informação e ao suporte necessário para enfrentarem essas situações com consciência e responsabilidade", destacou o secretário.

Em seguida, o psicólogo Carlos Medeiras, que já enfrentou a dependência química, compartilhou sua história de superação, oferecendo um testemunho sobre os impactos das drogas e o processo de recuperação.

Encerrando o evento, a coordenadora do CCJ, Ana Kawata, reforçou a importância do diálogo e do fortalecimento de vínculos como ferramentas fundamentais na prevenção e no enfrentamento ao uso de drogas entre os jovens.

Centro de Convivência da Juventude (CCJ)

O Centro de Convivência da Juventude, unidade vinculada à Semas, é um espaço de convivência a partir dos interesses, demandas e potencialidades dos usuários. As atividades do CCJ são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, aprendizagem, proteção social e sociabilidade.

Endereço:Rua Antônio de Godoy, 3243 – CentroTelefone:17 3212-7670 / Whatsapp: 99778-8738Horários de atendimento:Segunda e quarta-feira das 8h às 19h30, terça e quinta-feira das 8h às 18h, sexta-feira das 8h às 17h.