O presidente destacou que o Gabinete está mais bem conservado e cuidado, em comparação com suas visitas anteriores
Cumprindo agenda em Pernambuco, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa também participou, no final da tarde de ontem (17), de um encontro com a comunidade luso-brasileira no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio. O espaço é uma instituição cultural sem fins lucrativos com 173 anos de história.
O evento também contou com a presença do presidente do Gabinete, Celso Stamford Gaspar; do embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Faro Ramos; do conselheiro de embaixada, Francisco Duarte Azevedo, e da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause.
Em seu discurso, o presidente destacou o cuidado e valorização em que o atual Gabinete de Leitura se encontra.
“A primeira coisa que eu ia dizer era que estávamos aqui a comemorar vários aniversários. Agora, já sabe! Os 175 anos do Gabinete! Nós portugueses adoramos essas festas e haver esta coincidência, eu acho isto é um sinal da providência. A providência disse: "É preciso alguém que vá presidir e que contribua para a renovação deste ambiente".
Durante o encontro, a vice-governadora Priscila Krause agradeceu a relação de parceria que o presidente de Portugal tem fomentado com Pernambuco através da cultura.
“Vossa excelência, ao longo de toda a sua vida, antes de assumir a Presidência da República, fomentou uma relação entre Portugal e o Brasil, mas mais do que isso: entre Pernambuco e Portugal. E não podia ser diferente, haja vista o Instituto Pernambuco-Porto. E nós somos muito gratos por essa disseminação da nossa cultura e da convergência de culturas e de construção a partir de uma tradição que promove uma renovação”, frisou a vice-governadora.
O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco realiza solenidades, comemorações, seminários, conferências, exposição de livros, fotografias, pinturas, cursos e projeções cinematográficas portuguesas. Além disso, o espaço conta com mais de 80 mil livros e recebe, diariamente, cerca de cem estudantes e pesquisadores que consomem, gratuitamente, os volumes literários do Gabinete.
![]() |
Foto: Rafael Vieira/DP Foto |
Mín. 18° Máx. 31°