O evento inicia nesta sexta-feira (22), e vai até o próximo domingo (24), na Praça Luiza Távora
A 65° Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) reúne o trabalho de 80 artesãos de diversos municípios do estado. O evento, realizado pela Secretaria da Proteção Social, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), inicia na próxima sexta-feira (22), e vai até domingo (24), na Praça Luiza Távora. Nos estandes, que estarão abertos das 17h às 22h, o público vai conferir peças variadas nas 16 tipologias como renda de bilro, trançado, crochê, filé, labirinto, dentre outras peças do legítimo artesanato cearense.
Na edição deste ano, povos indígenas das etnias Kanindé, de Aratuba; Anacé, de Caucaia; e Jenipapo Kanindé, de Aquiraz, estarão expondo seus trabalhos e mostrando a potência e originalidade do artesanato indígena.
O público presente também poderá participar de oficinas de artesanato, que serão conduzidas pelos artesãos que estarão participando do evento. Na sexta-feira, às 19h, a artesã Margarete Carneiro vai conduzir a oficina de trançado. Já no sábado, também às 19h, a artesã Jane Uchôa vai realizar oficina de macramê para o público presente. No domingo, às 17h, a oficina será com o artesão Antônio Anacé, que vai ensinar a confecção de maracás.
No sábado, também será realizado um desfile com 25 looks criados pelos artesãos selecionados pela Feirart. Realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), a feira tem o objetivo de valorizar e apoiar a comercialização da produção artesanal cearense.
Durante estes três dias os visitantes terão acesso a produtos selecionados, apresentados por artesãos e artesãs que trabalham individualmente, e que também integram associações e grupos produtivos que dominam diferentes técnicas artesanais típicas das diversas regiões do Ceará e que são credenciados pela CeArt.
A programação inclui além de oficinas de artesanato, apresentação da Árvore de Natal, apresentações musicais e o anúncio dos ganhadores do concurso de presépios artesanais.
Na loja Galeria Mestre Noza, que fica na Praça Luiza Távora, estarão expostos os 42 presépios classificados para o 27º Concurso de Presépio Artesanal. Os vencedores serão anunciados durante a abertura da Feira, e em reconhecimento ao trabalho dos artesãos , o primeiro lugar receberá a quantia de oito mil reais, o segundo lugar, seis mil reais, o terceiro lugar, cinco mil reais e o 4° e 5° lugares receberão, respectivamente, quatro e três mil reais.
O XXVII Concurso de Presépio Artesanal busca manter viva a cultura popular natalina do Ceará por meio da produção de presépios, que, além de um símbolo religioso, representam parte importante da identidade e memória cultural do Estado.
65° Feira de Artesanato do Ceará
Praça Luiza Távora – Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota
Dias: 22, 23 e 24 de novembro, das 17h às 22h
Dia 22 de novembro (sexta-feira) – 17h às 22h
17h– Abertura (receptivo do Circo Escola Palmeiras / CPSB)
19h – Oficina Artesanato / Oficina de Trançado – Artesã Margarete Carneiro (Tema Natalino)
20h – Apresentação Musical
22h00 – Encerramento
Dia 23 de novembro – (Sábado) – 17h às 22h
17h00 – Abertura
19h00 – Desfile Artesanal
19h – Oficina Artesanato / Oficina de Macramê – Artesã Jane Uchôa (Tema Natalino)
20h – Apresentação Musical
22h00 – Encerramento
Dia 24 de novembro – (Domingo) 16h às 20h
16h00 – Abertura
17h – Oficina Artesanato / Oficina Confecção de Maracas – Artesão Antônio Anace
18h – Apresentação Musical
20h – Encerramento
Sensação
Vento
Umidade