Fenômeno deve se estender de quarta-feira (12) até a próxima terça-feira (18)
A previsão do tempo para esta semana aponta que as regiões Nordeste e Sudeste devem ser atingidas por uma onda de calor, que já atua no Sul do Brasil desde a última semana. Segundo os meteorologistas do Climatempo, o fenômeno deve se estender de quarta-feira (12) até a próxima terça-feira (18).
A onda de calor poderá causar temperaturas em torno de 40 °C em áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco–BA e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Brasília e Salvador terão uma semana com temperaturas elevadas, com cerca de 3 a 5 °C acima da média prevista para fevereiro.
Toda a área do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira (entre SP e MG), o litoral norte paulista, região da Zona da Mata Mineira, áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, todo o estado do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória e parte do centro-norte da Bahia, leste do Piauí e interior do Pernambuco terão calor mais intenso, com temperaturas que podem ficar de 5 a 7 °C acima da média.
Onda de calor deve se estender de quarta-feira (12) até a próxima terça-feira (18)
Segundo o Climatempo, há com chance alta de recordes de calor para o ano de 2025 e até para o verão ao longo da semana no Nordeste e no Sudeste. Há condição de pancadas isoladas, principalmente no Sudeste e em Goiás ao longo dos próximos dias, devido à combinação de calor e umidade. A maior parte do sertão e interior do Nordeste deve seguir com tempo mais seco e pouca chuva.
No Sul do país, a semana começa com tempo estável no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná, com temperaturas elevadas. Segundo a previsão do Canal Rural, uma nova frente fria avança pelo território gaúcho, a partir da terça-feira, trazendo temporais, possibilidade de granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h. O sistema se desloca para Santa Catarina e Paraná.
No Centro-Oeste, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva em Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, com alerta de temporais em Cuiabá (MT). No Norte, o calor e a alta umidade favorecem a formação de nuvens carregadas em todos os estados da região.
Mín. 19° Máx. 29°