Cidades Rio Preto - SP
Assistência Social aprimora atendimento e integra equipes
População terá mais clareza sobre qual serviço procurar em diferentes situações de vulnerabilidade
06/02/2025 17h33
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu nesta quinta-feira, 6/2, uma reunião com a coordenação e equipe técnica das Proteções Sociais Básica e Especial (PSB e PSE). As Proteções são responsáveis pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Convivência — no caso da PSB, e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) — no caso da PSE.

Essas unidades desempenham papéis distintos dentro da Política de Assistência Social, atendendo diferentes tipos de demandas da população. O encontro teve como objetivo a reestruturação do fluxo de atendimentos e encaminhamentos nos serviços da rede socioassistencial, visando maior agilidade, eficiência e integração das equipes.

Entre as pautas discutidas, esteve a diferenciação entre as demandas dos CRAS e dos CREAS, para melhor direcionamento da população aos serviços existentes. A reunião também possibilitou a avaliação do volume de demandas de cada Proteção Social, visando aprimorar o tempo técnico e qualificar os processos de trabalho. O alinhamento entre as equipes busca tornar o atendimento mais ágil e eficaz, garantindo que cada munícipe seja atendido no serviço adequado à sua necessidade.

O secretário de Assistência Social, professor Frederico Afonso Izidoro, destacou a importância da integração entre as coordenadorias para a melhoria do fluxo de atendimento. "São coordenadorias que precisam se comunicar para que o serviço flua com eficiência. Antes, os serviços não tinham esse alinhamento, o que ocasionalmente gerava desencontro de informações e impactava na eficiência do atendimento à população. Com essa reestruturação, nosso foco é otimizar o trabalho das equipes, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento".

CRAS

O CRAS é a porta de entrada para a Assistência Social e atende famílias em situação de vulnerabilidade social. Ele oferece serviços de fortalecimento de vínculos, orientação sobre direitos, encaminhamentos para programas sociais, como o Bolsa Família, e atividades de convivência para diferentes faixas etárias. O CRAS também é responsável pela inclusão e atualização do Cadastro Único, além de prestar atendimento individualizado e em grupo por meio de oficinas e palestras para o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

CREAS

Já o CREAS atua no atendimento às pessoas que tiveram seus direitos violados e necessitam de acompanhamento especializado. Isso inclui casos de violência física, psicológica ou sexual, negligência, abandono, exploração do trabalho infantil e outras formas de violação de direitos. No CREAS, os usuários recebem atendimento individual e familiar, orientação, articulação e encaminhamentos para rede socioassistencial, outras políticas públicas e órgãos de defesa de direitos.

Fotos:Emanuel Passos/Secretaria de Assistência Social