Deep Reseach opera como um agente, concluindo em minutos buscas que uma pessoa levaria dias para fazer, diz a OpenAi
A OpenAI está lançando uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) projetada para realizar pesquisas on-line demoradas sobre uma diversidade de temas, desde questões científicas complexas até recomendações de carros — expandindo o portfólio da startup de agentes de IA que atuam em nome das pessoas.
O serviço, chamado Deep Research, estará disponível para determinados clientes pagantes por meio do chatbot ChatGPT da OpenAI, anunciou a empresa em um post no domingo. Em resposta a um comando, a ferramenta vasculhará palavras, imagens e PDFs na internet, além de arquivos enviados pelo usuário, para criar um relatório detalhado.
A OpenAI comparou o recurso a um analista de pesquisa e afirmou que ele pode realizar em “dezenas de minutos” o que uma pessoa levaria “muitas horas” para fazer.
O Deep Research é o segundo agente de IA lançado este ano pela OpenAI, empresa com sede em São Francisco, na Califórnia. No mês passado, a empresa introduziu o Operator, que pode ajudar a reservar voos, planejar compras de supermercado e até concluir transações para os usuários.
Ambos os serviços estão inicialmente disponíveis apenas para aqueles que pagam US$ 200 por mês pela nova versão do ChatGPT Pro da OpenAI.
Esses lançamentos fazem parte de um movimento mais amplo da indústria em direção aos agentes de IA, ou seja, softwares que podem concluir tarefas complexas com supervisão mínima. A Microsoft, que apoia a OpenAI, e a rival Anthropic já lançaram suas próprias versões de agentes de IA, assim como várias outras startups.
As empresas esperam que essas ferramentas economizem tempo para os usuários em tarefas pessoais e profissionais, cumprindo assim a promessa de longa data de que a IA tornará as pessoas mais produtivas.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, já declarou que os agentes de IA serão “o próximo grande avanço” na área. Essa aposta se tornou ainda mais relevante em meio a preocupações de que chatbots de empresas chinesas, como a DeepSeek, estejam avançando rapidamente e se aproximando dos principais desenvolvedores de IA dos Estados Unidos, incluindo a OpenAI.
A OpenAI alertou que o Deep Research ainda está em estágio inicial e pode apresentar informações inventadas como se fossem verdadeiras. Além disso, pode ter dificuldades para diferenciar rumores de informações precisas.
A ferramenta de pesquisa também é altamente intensiva em computação, segundo a OpenAI. Para começar, os usuários poderão enviar apenas 100 consultas por mês.
A OpenAI planeja eventualmente oferecer o serviço a outros clientes pagantes, incluindo assinantes dos planos Plus, Team e Enterprise, mas a empresa ainda não definiu um prazo para isso.
Mín. 19° Máx. 29°