Espírito Santo
Projeto de educação antirracista enaltece histórias dos heróis negros do Espírito Santo
O projeto ‘Descolonize: heróis negros capixabas’, celebra o mês da consciência negra com um cronograma de conteúdos digitais produzidos com o objet...
13/11/2024 13h08
Por: Fonte: Secom Espírito Santo

O projeto ‘Descolonize: heróis negros capixabas’, celebra o mês da consciência negra com um cronograma de conteúdos digitais produzidos com o objetivo difundir narrativas e biografias de personalidades históricas que moldaram a cultura do Espírito Santo.

Durante todo o mês de novembro serão homenageadas oito personalidades que se destacaram na história do Estado, como Zacimba Gaba, Chico Prego, Benedito Meia-Légua e outros. Além disso, também serão divulgados conteúdos que abordam a influência da cultura e da história negra na região.

O projeto é produzido pela página @descolonize.educa, que se dedica a educação antirracista desde 2021, promovendo conteúdos educacionais antirracistas e dissemina as várias contribuições da cultura negra na sociedade brasileira, e principalmente, na história do Espírito Santo.

Maria Gabriela Verediano, idealizadora do projeto, acredita que a iniciativa é fundamental para promover o reconhecimento dos heróis negros capixabas, e fomentar o orgulho nas raízes culturais da população. Destaca ainda que ao trazer à tona essas narrativas esquecidas, o projeto não apenas enriquece a compreensão histórica, mas também inspira as novas gerações a valorizar e preservar a diversidade cultural.

O ‘Descolonize: heróis negros capixabas’ é produzido pela @descolonize.educa, com recursos do Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

O trabalho teve como fonte a obra 'Os últimos Zumbis: a saga dos negros do Vale do Cricaré durante a escravidão', de Maciel de Aguiar. 

As publicações já começaram e seguem até o dia 28, com um cronograma que destaca a importância de cada uma das personalidades.

 

Confira o cronograma de postagens:

Clique aqui  para acompanhar as publicações e conhecer a história dos heróis que lutaram por justiça e liberdade no nosso Estado.

>