A exposição segue no Recife até o dia 18 de novembro.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) lançou, nesta segunda-feira (11), a exposição itinerante "CBTU 40 Anos: Reduzindo Distâncias, Construindo Futuros", como forma de celebração ao aniversário de 40 anos da Companhia.
O lançamento foi realizado na Estação Recife, contou com a presença do diretor-presidente da CBTU, José Marques e a superintendente local Marcela Campos; além de autoridades locais e empregados.
A iniciativa teve início no Congresso Nacional, passou por Maceió e chegou ao Recife nesta segunda, onde ficará até o dia 18 de novembro.
"Quero hoje registrar a minha alegria de estar aqui com vocês na trajetória desta empresa e na luta diária minha e de Marcela, pelo crescimento da CBTU. Não poderíamos deixar uma data tão importante passar em branco.
Fizemos esta mostra em todos os estados que temos operação e em Brasília.
Também realizamos este registro pela primeira vez dentro do Congresso Nacional, o que foi um marco para nós.
Me lembro da luta que foi trazer os trens da CAF para Pernambuco.
Hoje tenho a sensação de que mesmo já tendo feito muito, há mais por fazer. Tenho orgulho desta jornada de trabalho em prol do Governo Federal e da população brasileira", afirmou José Marques, em seu discurso.
Durante a cerimônia, o jovem Daniel Rodriguez, de sete anos, que é apaixonado por trens e ferrovia, foi convidado para receber um exemplar do livro comemorativo da CBTU, representando todos os passageiros.
A obra reflete a trajetória histórica da Companhia, a dedicação de seus empregados e os desafios e conquistas que marcaram essas quatro décadas.
O livro também foi entregue aos empregados Bernadete Bruto e André Chalita, que receberam em nomes dos demais colegas.
O vereador Carlos Muniz, que também é metroviário da CBTU Recife, recebeu um exemplar do livro em nome das demais autoridades presentes. O material está disponível para leitura em formato digital no site da Companhia.
Para Marcela Campos, a CBTU é um sonho concretizado.
"Eu quero que meus filhos no futuro possam olhar para todo o trabalho que foi feito com orgulho.
Um transporte público de mobilidade urbana seguro e de qualidade. A nossa luta diária é manter essa essência viva na cidade do Recife. O Metrô merece respeito e vamos continuar na busca dessa concretização", finalizou.
Atualmente o Metrô do Recife transporta 120 mil pessoas por dia através dos 71 quilômetros de extensão de trilhos.
Sensação
Vento
Umidade