Integrantes do Comitê para a Transformação Digital (CTDigital), do Governo do Ceará, estiveram reunidos na Casa Civil para a 5ª reunião do ano, na última sexta-feira (8). Entre os assuntos discutidos, a Interoperabilidade Detran e Perícia Forense, a execução do Ceará Mais Digital e a Estratégia do Governo Digital.
O secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino, iniciou a reunião chamando atenção para o que norteia as estratégias do Governo Digital. “Nós precisamos facilitar a vida do cidadão cearense oferecendo serviços que ele possa usufruir de forma digital, sem precisar sair de casa ou do trabalho, e enfrentar longas filas”, afirmou.
A integração de bases de dados é o primeiro passo para que o Estado consiga ofertar, de forma segura e eficiente, milhares de serviços à população. O primeiro exemplo dessa interoperabilidade é a parceria entre Detran e Pefoce, para a emissão das novas Carteiras Nacionais de Identificação (CNI’s). Só este ano já foram emitidas 800 CNI’s no estado, utilizando a base unificada dos dois órgãos.
Além do secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino, que preside o Comitê, estavam presentes o controlador e ouvidor-geral do Estado (CGE), Aloísio Carvalho; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; o secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), Alexandre Cialdini; a coordenadora-geral do Laboratório Íris, Karine Gurgel; o superintendente do Detran, Michel Mourão; e o perito-geral-adjunto da Pefoce, Átila de Oliveira.
O Comitê para a Transformação Digital (CTDigital) é composto por representantes da Casa Civil, Laboratório de Inovação e Dados (Íris) e Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e das Secretarias do Planejamento e Gestão (Seplag), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). O objetivo é a transformação digital no estado com dinamismo para fomentar a produtividade e a competitividade da economia cearense, em consonância com a Estratégia de Governo Digital.