A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, finalizou uma série de reuniões em Brasília voltadas para o fortalecimento das políticas públicas municipais, com foco especial nas mulheres do campo e na agricultura familiar. As agendas, acompanhadas por Luana Marabuco, secretária de Políticas para as Mulheres de Caruaru, e Mayara Soares, assessora especial de captação de recursos da prefeitura, resultaram em importantes encaminhamentos para projetos e convênios destinados ao enfrentamento à violência contra a mulher e ao empoderamento econômico feminino.
Em reunião no Ministério da Mulher, com Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, e Neuza Tito, diretora de Segurança de Trabalho e Renda, foram discutidos projetos para a promoção da autonomia econômica das mulheres, especialmente por meio do apoio à agricultura familiar. A equipe da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher também participou dos diálogos, fortalecendo as ações de combate à violência no município, com foco nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que acontecem neste mês de novembro.
Já no Ministério de Minas e Energia, a pauta com o diretor nacional Marco Antônio Juliatto abordou as experiências bem-sucedidas das lavanderias públicas, como a que será instalada no Residencial Luiz Bezerra Torres, e projetos voltados para o uso de energias renováveis e o reaproveitamento de água. O diálogo foi enriquecido pela troca de experiências com Zenaide Lustosa, da Secretaria da Mulher do Piauí, sobre iniciativas semelhantes que já estão em andamento em seu estado.
“Estar em Brasília representa o compromisso firme da Prefeitura de Caruaru em fortalecer e expandir o apoio às mulheres do nosso município. Nossa missão vai além de garantir a autonomia econômica; estamos focados também em assegurar a proteção e o bem-estar dessas mulheres por meio de políticas públicas. A igualdade de gênero e o enfrentamento à violência são pilares centrais do nosso trabalho, e seguimos empenhados em desenvolver ações que realmente transformem a vida das mulheres caruaruenses, especialmente as mais vulneráveis”, destaca Luana Marabuco.
Sensação
Vento
Umidade