A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Desenvolvimento Fazendário e da Subgerência de Educação Fiscal, realizou, nessa terça-feira (05) e quarta-feira (06), o 1º Ciclo de Palestras da Sefaz sobre a Reforma Tributária. O evento, em formato híbrido, aconteceu na sede da Sefaz, em Vitória, e foi transmitido em formato on-line para as regionais do interior do Estado, buscando capacitar os servidores para enfrentar as transformações e os novos desafios do cenário tributário nacional.
A programação teve início na terça-feira (05), com a palestra “Panorama, Desafios e Oportunidades da Reforma Tributária”, ministrada por Pedro Gomes de Sá Junior, auditor fiscal da Receita Estadual e gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz. Na terça-feira (06), foi realizada a palestra “Aspectos Operacionais da Reforma Tributária”, conduzida por Bruno Aguilar Soares, auditor fiscal da Receita Estadual, com vasta experiência na área de Educação Fiscal.
O objetivo do ciclo de palestras foi atualizar e capacitar os servidores da Sefaz para que compreendam melhor os impactos da Reforma Tributária e possam aprimorar o atendimento ao contribuinte e a fiscalização, especialmente em um momento de transição normativa. Além disso, a capacitação procurou fornecer uma visão abrangente dos desafios operacionais que serão enfrentados e das oportunidades de melhoria na estrutura tributária estadual.
O subsecretário da Receita Estadual, o auditor fiscal Thiago Venâncio, destacou a importância do evento, devido à necessidade de preparar os profissionais da Sefaz para atuarem com eficiência em um ambiente em constante transformação, com novas regras que impactam diretamente na arrecadação e no desenvolvimento econômico do Estado.
“Ao fortalecer a capacitação interna, a Sefaz reafirma seu compromisso em promover um serviço público de qualidade e em consonância com as mudanças tributárias em curso. Dialogar sobre a Reforma Tributária é fundamental para que nossos servidores compreendam e se adaptem às mudanças, garantindo assim uma administração tributária moderna e mais eficiente para atender às demandas do contribuinte capixaba”, ressaltou Thiago Venâncio.
>