Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) realizou prestação de contas dos meses de janeiro a abril de 2025. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Camaçari, contou com ampla participação popular.
Na oportunidade, a titular da Sesau, Rosangela Almeida, reafirmou o compromisso por uma saúde ainda mais qualificada. “Estamos comprometidos em trazer avanços importantes e, entre as iniciativas que trarão benefício à saúde do município estão novos equipamentos que integrarão a rede, como o CER IV [Centro Especializado em Reabilitação], quatro novas UBSs [Unidades Básicas de Saúde], as UPAS [Unidades de Pronto Atendimento] de Abrantes e de Monte Gordo, a Policlínica Regional e o CAPS Ad III [Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas]”, citou. A gestora ainda destacou entre os avanços, a adesão ao cofinanciamento estadual que irá incrementar o repasse de recursos para diferentes áreas.
Durante a apresentação, foram destacadas as iniciativas desenvolvidas pela pasta, os números de atendimentos realizados, apresentadas as unidades e equipes que compõem a rede, bem como detalhados os dados financeiros e despesas.
Nos recursos aplicados, ao todo, foram R$ 283.011.845,71 empenhados, sendo, de valor pago, R$ 99.294.902,69. Entre os desafios financeiros da gestão, esteve o fato de encontrar contratos suspensos e despesas de exercício anterior (DEA), que totalizaram mais de R$ 17 milhões, sendo pagos mais de R$ 5,4 milhões.
Na Atenção Primária, foram apontados avanços positivos, como a ampliação da cobertura. Os dados do setor apontam o quantitativo de 1.092 unidades de fórmulas infantis dispensadas no primeiro quadrimestre, bem como 891 suplementos para adultos e 977 suplementos enteral.
No escopo das iniciativas está o Programa Saúde nas Escolas (PSE), com a adesão de 110 unidades escolares e 189 ações realizadas; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase; consultório de rua; bem como a escolha de Camaçari entre as cidades do Nordeste, sendo uma das cinco do Brasil, a receber o projeto-piloto Unidade Amiga de Adolescentes.
Também foram realizadas no primeiro quadrimestre 1.212 mamografias através do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do Governo do Estado, e 906 no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM).
As unidades de emergência realizaram no período 96.552 atendimentos, incluindo as UPAs Arembepe, Gleba A/Gravatá, dos Phocs e Pediátrica, e os Prontos Atendimentos (PA) de Abrantes e de Monte Gordo.
Na rede própria especializada foram, ao todo, 38.367 atendimentos, entre consultas e procedimentos. Entre os quais, estão os atendimentos, incluindo consultas especializadas e procedimentos, que foram de 14.759 na Policlínica da sede, 2.231 no Multicentro Monte Gordo, 5.247 no CASM, 2.800 no Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC), 11.801 no Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual de Camaçari (CER II), 1.384 entre os Núcleos de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) sede e orla, 4.987 no Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), e 1.178 na Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), bem como 1.130 consultas no Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC).
Na área técnica de saúde bucal foram, ao todo, 14.041 consultas e 30.577 procedimentos odontológicos no primeiro quadrimestre, além de 6.023 atendimentos de urgência. No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foram 4.498 atendimentos especializados, com destaque para próteses dentárias, cirurgias bucomaxilo facial e odontologia para pacientes especiais.
Ainda entre os avanços está o programa Melhor em Casa, lançado esta semana e que oferta atendimento domiciliar; implantação de atendimento odontológico 24 horas na UPA dos Phocs; 10 novas equipes odontológicas para a rede; e duas novas ambulâncias, sendo uma equipada como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel.
Em relação à Assistência Farmacêutica, além de dados apresentados, como a ampliação do quadro de profissionais, foram explicados os desafios neste primeiro quadrimestre, como dívidas de exercícios anteriores e falta de atas, explicados o processo licitatório para aquisições e os recursos. Como forma de superá-los, no período foram 210 aquisições, com 168 medicamentos. Foi empregado mais de R$ 505.449 com recursos próprios, mais de R$ 1,43 milhão em recursos federais, e cerca de R$ 283 mil em recursos estaduais, totalizando R$ 2.221.713,53 investidos. Dos medicamentos adquiridos, 77,2% foram entregues.
Na regulação, foram 60 mil atendimentos no primeiro quadrimestre, sendo que no mês de maio foram mais de 30 mil. Os avanços incluem a contratação de reguladores e devido treinamento; reativação de 29 prestadores da rede credenciada; descentralização dos reguladores nas 42 unidades de saúde da atenção primária; descentralização das coletas laboratoriais; e realização de exames de imagem, laboratoriais e consultas em eventos mensais.
Para otimizar o Serviço de Transporte ao Usuário (STU), foi reativado o call center, feita aquisição de uma nova van através de emenda parlamentar, bem como o recadastramento de usuários, que está em andamento. O serviço realizou 3.070 atendimentos até abril.
Já em relação à Vigilância à Saúde, os dados apresentados demonstram que a cobertura vacinal para as principais vacinas em crianças com menos de dois anos, variam entre 86,63% a 89,75%, entre as vacinas pentavalente, pólio, pneumo e tríplice viral. Dentro do programa de controle das arboviroses, 237.881 imóveis foram visitados, sendo 169.044 trabalhados.
Em relação à Ouvidoria SUS, foram registradas no período 235 demandas, sendo 80% respondidas e 20% em análise. Dentre as realizações, esteve ainda a 1ª Plenária Popular de Saúde e de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador de Camaçari, que aconteceu em abril e cujas contribuições e propostas embasarão a produção do Plano Municipal de Saúde.
Durante o evento, foi também apresentado o conselho gestor da Sesau e respondidas demandas da comunidade apresentadas pelo público presente e também através das mensagens enviadas pelo WhatsApp.
A audiência pública de prestação de contas tem como objetivo demonstrar e avaliar, para os vereadores e para a comunidade, o cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo, conforme disposto na Lei Complementar n.º 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal.
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