Nesta terça-feira, 27, mais de 300 moradores de Estância, município do sul sergipano, compareceram para se candidatar às mais de 100 vagas de emprego intermediadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com a Prefeitura Municipal de Estância. A ação aconteceu no âmbito da iniciativa ‘Mutirão do Emprego’, e registrou 311 senhas distribuídas para cadastramento no portal digital GO Sergipe, que conecta empregadores e pessoas em busca de oportunidades de trabalho.
O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Seteem captou 102 vagas nas empresas locais, e realizou atendimento na unidade móvel do órgão levada para a cidade. A jovem Islayne Lima, de 22 anos, na expectativa de voltar a trabalhar, chegou ao local às 4h da manhã e conseguiu a senha de número um. “Eu estou precisando de emprego e a vaga que surgir, é lucro, né? ”, comentou a jovem, que ainda não tinha cadastro no portal GO Sergipe e elogiou o serviço. “Foi interessante, foi bom”, classificou.
Quem tem pensamento parecido com o de Islayne é a médica cubana Yudith Hinojosa, que está há dois anos em Estância e aguarda a chance de voltar a exercer sua profissão. Enquanto isso, ela afirmou que busca por oportunidades alternativas no mercado de trabalho local, e que está aberta a outras áreas profissionais.
“Estou na fase de um processo de atualização. Estou tentando trabalhar com qualquer coisa, até chegar no meu momento. O entendimento aqui foi maravilhoso, porque o povo ter a oportunidade de trabalho é uma coisa muito boa, sobretudo em qualquer área porque tem desde cozinha, garçom, até aquelas áreas que têm mais peso. Eu acho que o trabalho da prefeitura também tem que ser legal mesmo, porque temos 100 empregos e é uma coisa bem importante. É uma oportunidade de trabalho bastante legal e eu acho que vou conseguir algo, a última coisa que a gente perde é a fé e a esperança”, contou Yudith.
‘Primeiro Emprego’
Além do recrutamento de mão de obra, a ocasião também foi marcada pelo acolhimento de 40 jovens de duas novas turmas do ‘Programa Primeiro Emprego’ (PPE), que serão iniciadas no começo do próximo mês de junho na cidade. São as turmas de qualificação para Repositor e Operador de perecíveis.
Kleverton Henrique, de apenas 19 anos, é um dos matriculados no curso de repositor. Ele revelou ter ficado animado com a esperança de que essa seja a sua chance de começar a trabalhar.
“Eu fiz a inscrição e entreguei a documentação. Depois de um tempo, eles chamaram. No dia 3 de junho as aulas começam, e espero que seja bom, espero que vá para a frente, que eu consiga me desenvolver e ser um dos sete escolhidos após o curso que podem entrar na empresa. Eu espero que eu seja um desses sete”, expressou o jovem.
Durante o ‘Mutirão do Emprego’, o secretário da Seteem, Jorge Teles, ressaltou que é através do emprego que o cidadão realiza seus sonhos. Por isso, o Governo de Sergipe volta a atenção para o desenvolvimento de oportunidades de emprego e de renda para os sergipanos.
“Em razão disso, nós temos programas que estão sendo apresentados aqui, como o ‘Primeiro Emprego’ que dá essa primeira oportunidade ao jovem que não tem experiência para que ele possa ser qualificado e ingressar no mercado de trabalho. O portal GO Sergipe, onde nós estamos concentrando as vagas disponíveis no mercado sergipano para que qualquer cidadão possa cadastrar o seu currículo e se candidatar. Temos em Estância mais duas turmas do ‘Qualifica Sergipe’ em andamento, para que o cidadão possa passar pelo processo de qualificação e se candidatar a essas vagas. Agradeço a parceria com o município pois sem esse apoio este evento não seria possível”, sublinhou o secretário.
O prefeito de Estância, André Graça, avaliou a ocasião como um momento diferenciado, que atende uma carência local. “É o gargalo de Estância e do Brasil hoje é a necessidade de geração de emprego e a gente tem abraçado isso com muita causa. Fizemos algumas viagens para fora do Estado para trazer investimentos para cá, mas nada disso basta se a gente não tiver mão de obra qualificada. E para isso realmente a gente precisa de parceiros. Nosso governador que abraça essa causa de geração de emprego com muita força, e isso ajuda a Sergipe e ajuda Estância também”, avaliou o gestor municipal.
Mín. 18° Máx. 27°