A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Educação do Campo e da Diversidade (Secad), reforça a toda a comunidade escolar da rede pública estadual de ensino que a inscrição para o Selo Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento segue aberta até este sábado, 31. A ação contempla escolas que realizaram atividades antirracistas no ano de 2025.
Para se inscrever, a equipe diretiva das unidades escolares deve acessar a seção “Selo Escola Antirracista” do site da Seed , conferir o edital e seguir todos os passos descritos no documento, incluindo a assinatura da Carta de Compromisso, na qual a unidade escolar se comprometerá com a implementação da educação antirracista e a apresentação do Plano de Ação que será desenvolvido no decorrer desse ano pela instituição educacional.
A chefe de Serviço do Secad, Geneluça Santana, frisa a importância da ação na escola para que cada vez mais haja a redução do racismo e o fomento da educação cultural afro-brasileira e indígena nas salas de aula, como designado na Lei n°11.645 de 2008. “A escola que tem o Selo assume o compromisso com a redução das desigualdades educacionais em que nós ainda vivemos. Para acontecer a redução, é preciso haver a implementação da Lei com práticas antirracistas nas nossas escolas”, explica.
Na última premiação, realizada em março de 2025, 170 escolas foram contempladas com o Selo Antirracista, marcando um aumento de 38% em relação à primeira edição, que contemplou 123 escolas em 2024. Este ano, o Cecad espera alcançar 70% das 318 escolas da rede pública estadual de ensino.
A premiação está prevista para acontecer em março de 2026, com a presença de todas as escolas inscritas no edital que desenvolveram as atividades previstas no plano de ação e que irão receber o Selo Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento.