A comitiva da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet) participou do Roadshow São João da Bahia 2025, uma iniciativa do Governo Estadual para apresentar os festejos juninos baianos à população de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. O trade turístico aportou nas cidades com uma amostra do forró da Bahia, levando música, quadrilha, além de bebidas e comidas típicas, direcionando as ações para mais de 900 operadores e agentes de viagens convidados.
Ao falar publicamente sobre a ação, o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, destacou a importância da Bahia no cenário junino. “Começamos com o pé direito, reunindo grandes operadoras e agências de viagens que dialogaram diretamente com representantes de municípios baianos que realizam o São João, tirando dúvidas e apresentando oportunidades para potencializar vendas, que é o nosso objetivo”.
O secretário da Secet, João Henrique Paolilo, afirmou que levar o nome de Alagoinhas aos quatro principais mercados emissores de turismo do Brasil teve um impacto positivo no trabalho desenvolvido pela equipe municipal. “Foram eventos de networking, em que pudemos receber agentes e operadores de turismo para promover os festejos. Alagoinhas esteve presente em todas essas oportunidades, e essa iniciativa da Setur foi fundamental para que promovêssemos o nosso São João para mais pessoas, o que certamente atrairá mais turistas e atrair mais turistas significa trazer mais desenvolvimento econômico para Alagoinhas”, explicou Paolilo.
Além de Alagoinhas, a ação, administrada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), contou com representantes das prefeituras de Lençóis, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Jequié, Itabela, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itamaraju, Itagi, Caravelas, São Desidério e Correntina.
“Participamos no ano passado e vemos essa oportunidade como algo importante, pois foi a divulgação do São João e da nossa cidade que se torna uma opção de destino turístico no período junino. Alagoinhas já entrou na lista dos municípios com os melhores festejos juninos da Bahia, e precisamos levar essa informação ao maior número de pessoas possível”, enfatizou a diretora de Cultura da Secet, Maria Tereza Costa de Castro, que reiterou a importância do reconhecimento de Alagoinhas, que recebeu o certificado do Programa de Regionalização do Turismo, atestando a inclusão do município no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, gerenciado pelo Ministério do Turismo.
“A entrega desse certificado aconteceu durante o 2º Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, no Centro de Convenções de Feira de Santana. Esse reconhecimento nos coloca como parte do roteiro oficial do turismo brasileiro, o que fortalece nossos eventos culturais, como por exemplo, o próprio São João, o Bahia Beer, o Alafolia (Micareta de Alagoinhas), além dos eventos esportivos, que servem como atrativos para que nossa cidade seja cada vez mais visitada”, concluiu Maria Tereza.
Mín. 18° Máx. 27°