Chanceler alemão defendeu que o bloco europeu não reaja de forma ‘impensada e precipitada’, mas destacou: ‘Se não houver essa opção, teremos que usar esse instrumento’.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta segunda-feira (26), que a União Europeia (UE) poderá retaliar empresas de tecnologia dos Estados Unidos caso o conflito comercial com Washington se intensifique, segundo a Bloomberg. “No momento, protegemos fortemente as empresas de tecnologia dos EUA, inclusive em relação a impostos. Isso pode mudar, mas não quero escalar esse conflito. Quero resolvê-lo em conjunto”, disse Merz durante um evento em Berlim, conforme o veículo. Ainda de acordo com a Bloomberg, o chanceler defendeu que o bloco europeu não reaja de forma “impensada e precipitada”, mas destacou: “Se não houver essa opção, teremos que usar esse instrumento retaliação.”
Mais tarde, em publicação no X, Merz reforçou o apoio à Ucrânia. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para continuar apoiando” Kiev, afirmou. “Isso também significa que não haverá mais restrições de alcance para as armas que fornecemos. A Ucrânia agora pode se defender também atacando posições militares na Rússia.” Segundo a Reuters, Merz deve se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (28), em Berlim.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Mín. 19° Máx. 27°