Se você costuma rolar o feed do TikTok ou do Instagram já deve ter se deparado com os bonequinhos Labubu. Os monstrinhos são pequenas pelúcias coloridas que lembram coelhos e têm os dentes serrilhados.
O sucesso global é tão grande que nas datas dos lançamentos se formam filas quilométricas em frente às lojas da Pop Mart, fabricante chinesa de brinquedos. Os bonecos de vinil alavancaram os lucros da companhia em 2024, que foi 203% maior do que em 2023, além do aumento de 107% nas vendas no mesmo período.
Segundo a própria empresa, somente as vendas dos bonecos representaram 23% do faturamento total da companhia em 2024. Nas lojas da Pop Mart no Japão, os bonecos custas 2000 ienes (R$ 79 em conversão direta), mas versões raras podem ser encontradas a venda por US$ 1 mil.
Apesar de ter explodido somente em 2024, os Labubu existem desde 2015. Eles foram uma criação do designer chinês Kasing Lung e nasceram originalmente de uma série de livros infantis. Os bonequinhos, que misturam uma estética dark e fofa, fazem parte da série The Monsters, que inclui outros personagens como TyCoco, Zimomo e Pato.
A Pop Mart é uma empresa chinesa fundada em 2010 por Wang Ning, que começou vendendo brinquedos e acessórios em lojas físicas. Mas tudo mudou quando eles entraram no mercado de art toys. Além dos Monsters, a companhia possui licenciamentos de produtos da Disney, Harry Potter e Hello Kitty. Recentemente, foram lançados colabs dos monstrinhos com marcas como Vans e Coca-Cola.
Um dos motivos do boom do Labubu pode ser explicado pelo hype criado por celebridades e influenciadores digitais nas redes sociais. O sucesso começou quando a cantora Lisa, da banda de K-Pop Black Pink, começou a usar os bonecos como acessórios em suas bolsas em 2024. Outras artstas como Rihanna e Dua Lipa também já apareceram com o brinquedo como acessório. Outro ponto que gera curiosidade é que alguns dos modelos do brinquedo são vendidos em caixas fechadas, onde o consumidor só descobre qual modelo é após abrir.
No Reino Unido, a Pop Mart teve que pausar as vendas dos brinquedos nas lojas físicas para manter a segurança dos clientes. Vários vídeos foram gravados nas redes sociais com momentos de caos dentro e fora das lojas. A venda online, no entanto, segue normalmente.
Além das lojas tradicionais, a companhia também conta com diversas vending machines distribuídas pelas cidades em que atua.
Mín. 19° Máx. 25°