Sábado, 24 de Maio de 2025
26°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Internacional Internacional

Kiev sofre um dos maiores ataques aéreos desde início da guerra.

Kiev sofre um dos maiores ataques aéreos desde início da guerra.

24/05/2025 às 08h29
Por: Redação Fonte: Agência O Antagonista
Compartilhe:
Kiev sofre um dos maiores ataques aéreos desde início da guerra.

Kiev sofre um dos maiores ataques aéreos desde início da guerra.

 

“Foi uma noite difícil para toda a Ucrânia”, diz Zelensky.

Kiev, a capital da Ucrânia, foi alvo na noite de sexta-feira de um dos maiores ataques aéreos desde o início da guerra, com uma ofensiva combinada de mísseis balísticos e drones lançados pela Rússia. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo a Força Aérea da Ucrânia, os sistemas de defesa abateram seis mísseis balísticos Iskander-M/KN-23 e 245 drones Shahed durante a madrugada, a maioria direcionados contra a capital ucraniana. 

“As defesas aéreas foram ativadas. A cidade e a região estão sob ataque inimigo combinado”, afirmou o prefeito da capital, Vitalii Klitschko, no Telegram.

Continua após a publicidade
Anúncio

Explosões foram ouvidas por toda a cidade, enquanto baterias antiaéreas tentavam conter as ondas sucessivas de drones. Imagens captadas por fotógrafos de agências internacionais mostraram o céu iluminado por clarões alaranjados e colunas de fumaça. 

Em um edifício atingido, bombeiros tentavam conter as chamas no último andar. Ao menos 15 pessoas ficaram feridas e diversos edifícios residenciais foram danificados.

“Noite difícil”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se manifestou sobre o bombardeio e voltou a pedir mais sanções internacionais contra Moscou. 

“Foi uma noite difícil para toda a Ucrânia”, escreveu Zelensky. 

“Fragmentos de mísseis e drones russos estão sendo removidos em Kiev. As equipes de resgate continuam atuando nos locais dos impactos. Houve muitos incêndios e explosões na cidade durante a noite. Mais uma vez, edifícios residenciais, veículos e empresas foram danificados. Infelizmente, há feridos.”

Segundo o presidente ucraniano, os ataques foram direcionados contra civis e atingiram diferentes partes do país. Ele citou as regiões de Odessa, Kharkiv, Sumi, Vinnystia, Dnipro e Donetsk. 

“Há mortos. Minhas condolências às famílias e entes queridos das vítimas”, disse.

Troca de prisioneiros

A ofensiva ocorreu em meio à maior troca de prisioneiros entre Ucrânia e Rússia

Segundo Kiev, foram libertados 270 soldados e 120 civis de cada lado, totalizando 780 pessoas. A operação é parte de um acordo maior que prevê a libertação de mil prisioneiros por país — a maior troca desde o início do conflito, em fevereiro de 2022.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tenta mediar negociações entre os dois países, anunciou a troca em sua rede social. “Parabéns aos dois lados. Isso pode levar a algo grande?”, escreveu.

A primeira fase do acordo foi firmada durante negociações diretas entre Rússia e Ucrânia em Istambul — as primeiras em mais de três anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.