Geral Bahia
Estudantes da rede estadual disputam Etapa Territorial dos Jogos Escolares, em Bom Jesus da Lapa
Cerca de 700 estudantes de 20 escolas da rede estadual participaram, nesta sexta-feira (23), de mais um dia da Etapa Territorial dos Jogos Escolare...
23/05/2025 18h05
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

Cerca de 700 estudantes de 20 escolas da rede estadual participaram, nesta sexta-feira (23), de mais um dia da Etapa Territorial dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), no Território de Identidade do Velho Chico (NTE 2). As partidas acontecem em diferentes locais de Bom Jesus da Lapa e envolvem disputas em busca de classificação para a próxima fase da competição.

As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de areia e xadrez, nas categorias sub-17 e sub-20, masculino e feminino. Além da competição, os jogos promovem convivência entre os estudantes e valorizam o esporte como parte do processo educativo.

Promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, os Jogos Escolares da Bahia (JEB) têm como objetivo fortalecer a cultura corporal nas escolas e integrar os conteúdos da Educação Física ao currículo. A competição é estruturada em cinco etapas: Escolar, Territorial, Interterritorial, Estadual e Nacional. Os classificados na Etapa Territorial do Velho Chico seguem para a Etapa Interterritorial, que define os representantes da Bahia para os jogos da Etapa Estadual, em Salvador, e, posteriormente, para as fases nacionais, em Brasília e Uberlândia.

Esporte como formação integral

Para o professor de Educação Física do Colégio Estadual de Tempo Integral Tiradentes, Patrick de Novais, o evento vai além da competição. “O esporte, sem sombra de dúvida, é uma ferramenta de inclusão social essencial no processo de ensino aprendizagem, centralizado nos aspectos morais, educacionais, disciplinares, de tolerância e respeito”, afirma o educador, que acompanhou sua escola nas partidas de Futsal Sub 20.

Já Élis Pereira Junior, professor de Educação Física do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, no município de Matina, também destacou a importância da competição esportiva. "Esse foi um evento muito significativo, produtivo e proveitoso. Meus alunos se empenharam para dar o melhor deles, tanto nas competições, quanto nas relações com os colegas de outras cidades e colégios. Esperamos ansiosamente a próxima oportunidade de vivenciar tudo novamente", disse.

A estudante Amanda Fernandes Jantsch, de 15 anos, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Projeto Formoso, participa da competição de xadrez. “Os jogos trazem competições saudáveis e promovem a socialização e a diversão entre estudantes de diferentes escolas e cidades”, disse.

Fonte

Ascom/SEC