Integrantes da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 23, com a equipe de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet) de Alagoinhas, para uma visita técnica aos possíveis locais de realização da edição 2025 do Bahia Beer (Festival de Cerveja de Alagoinhas). No encontro, que também contou com a presença do diretor da Sol Eventos, Develon da Rocha, também foram discutidos os detalhes do The Brazilian International Beer Awards (BBA), do Congresso Internacional da Cerveja (CONIB) e do evento gastronômico “Cerveja no Prato”.
Alagoinhas já está inserida na rota da produção de cervejas no Nordeste e passa a compor também o calendário de eventos voltados ao segmento cervejeiro, atraindo olhares de todo o Brasil e de outros países. Para fomentar a cadeia turística, incluindo os eventos com potencial internacional, as equipes da Setur Bahia e da Secet iniciaram as conversas de planejamento para diversas ações no ramo, ao longo deste ano.
“Um dos segmentos turísticos que mais crescem atualmente é o turismo cervejeiro. Por isso, a Setur procurou pessoas especializadas em eventos para somar ao que estamos planejando para 2025, no quesito cerveja. A Setur vê Alagoinhas como uma cidade economicamente pujante neste setor. No ano passado, conseguimos trazer para cá tanto o The Brazilian International Beer Awards (BBA) quanto o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB), com participantes de países como Singapura, Portugal e Itália. Além disso, trouxemos três chefs de cozinha internacional que participaram do Cerveja no Prato”, destacou Juliana Araújo, diretora de capacitação turística da Setur.
Segundo Juliana, o próximo passo é iniciar as discussões relacionadas à divulgação dos eventos, posicionando o Bahia Beer como o epicentro das festividades ligadas à cultura cervejeira. “Estamos em Alagoinhas para dar início ao planejamento deste evento. Nossa meta é, no máximo até a primeira quinzena de julho, ter algumas peças de divulgação prontas para começar a apresentar os eventos. O público cervejeiro, especialmente o ligado à cerveja artesanal, valoriza e participa desses encontros. É um público com bom ticket médio, que investe na experiência. O objetivo final da Setur é promover o segmento cervejeiro e consolidar Alagoinhas como a capital da cerveja baiana”, enfatizou.
De acordo com o secretário da Secet, João Henrique Paolilo, a divulgação deve começar o quanto antes, para preparar tanto o público especializado quanto o geral para os dias 7, 8 e 9 de novembro, datas previstas para a realização do Bahia Beer.
“Nosso trabalho é fazer com que o Bahia Beer e os demais eventos do setor deixem de integrar apenas o calendário municipal e passem a fazer parte da agenda nacional de eventos da área cervejeira. Hoje realizamos algumas visitas, prospectando locais para receber toda a estrutura que o prefeito Gustavo Carmo vem idealizando para essa grande festa. A proposta é criar um festival completo, com toda a infraestrutura necessária para acolher turistas, moradores e o público especializado. Queremos algo grandioso, com congresso, eventos e shows realizados em locais acessíveis para a população”, destacou Paolilo.
Mundo cervejeiro
O empresário Develon da Rocha ressaltou o crescimento expressivo do setor cervejeiro nos últimos anos em todo o mundo, o que reforça o interesse em manter Alagoinhas como uma das principais rotas brasileiras nesse segmento.
“Para se ter uma ideia, o Brazilian International Beer Awards teve sua primeira edição no ano passado e já se tornou o maior da América Latina no segmento. Recebemos amostras de cervejas de 24 países e jurados de mais de 14 nações para realizar as avaliações. Já o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB) contou com palestrantes de 14 países diferentes, abordando todo o processo do universo cervejeiro, desde a planta da cervejaria até a entrega do produto ao consumidor final. Foram eventos extremamente positivos e importantes para Alagoinhas, para a Bahia e para o Brasil”, concluiu Develon da Rocha.