Estudantes da rede estadual de ensino interessados em inscrever projetos para a participação no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação (etapas Territoriais e Estadual) têm até o dia 11 de junho para formalizar a solicitação no site da Secretaria da Educação do Estado . Alunos com matrícula ativa sob orientação de professores e pesquisadores das unidades escolares podem participar da iniciativa.
Finalizada a etapa das inscrições, no período de 12 de junho a 7 de julho serão realizadas a avaliação e classificação dos trabalhos apresentados. A terceira fase, que acontece de 9 de julho a 7 de agosto, compreende a Etapa Territorial, que consiste na apresentação e avaliação dos projetos selecionados nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus.
O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação promove intercâmbio de conhecimento e experiências, além de proporcionar visibilidade aos projetos estudantis, sob a coordenação de professores da rede. A iniciativa atrai alunos de todo o Estado e permite vivências que unem conhecimento, cultura e desenvolvimento a toda a comunidade escolar.
Consolidado como maior evento estudantil do Brasil
“É uma grande celebração das unidades escolares da rede estadual de ensino, congregando os melhores projetos, de modo inclusivo, de todos os territórios de identidade. Também é um momento de congregar amigos, de ter uma dimensão da paisagem, de sair do seu próprio lugar, de aprender com as demais escolas, de ter uma dimensão de rede e ao mesmo tempo, de fortalecer as políticas de iniciação à pesquisa e também de desenvolvimento das tecnologias da rede estadual”, afirma Ezequiel Westpwal, superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC.
Ainda segundo o gestor, a cada ano, o evento se consolida como o maior encontro de representação estudantil no âmbito da iniciação científica e do desenvolvimento das tecnologias do país.
O evento reúne programas e projetos estruturantes da Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Estado, entre eles Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA), Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica e Oficinas do Educa Mais Bahia, além de projetos artísticos e culturais, bem como os encontros da juventude rural baiana, de líderes de classe e de jovens ouvidores.
Fonte: Ascom/SEC