A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, e o Conselho Municipal Afro (CMA) realizam a V Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial (Coinpir), no dia 28 de maio, das 8h às 17h, na Unip.
As discussões seguirão três eixos principais: Democracia (eixo 1); Justiça Racial (eixo 2) e Reparação (eixo 3), com seus respectivos subeixos, a partir de normativas do governo federal. As inscrições devem ser feitas previamente por meio do formulário de inscrição.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA A V CONFERÊNCIA DE IGUADADE RACIAL
A secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de Rio Preto, Rosicler Quartieri, convida toda a população a participar das discussões. “Vai ser um momento em que representantes de diferentes municípios vão se reunir para discutir questões voltadas à igualdade racial e aos direitos da população negra e indígena na nossa cidade e região. Venham conosco, participem desse processo de construção que é importantíssimo para que nós possamos minimizar as desigualdades que existem tanto no nosso país e em especial na nossa região.”
A presidente do CMA, advogada Claudionora Elis Tobias, afirma que o órgão colegiado recebe a V Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial com muito carinho e muita responsabilidade. “É um momento de ouvirmos a sociedade civil juntamente ao poder público para que consigamos pensar no trabalho que o município executou ao longo dos últimos anos em relação a essa população, bem como pensar em ações de enfrentamento para os próximos anos, levando em consideração a realidade que se deflagra nos dias de hoje na nossa sociedade.”
No dia da conferência, após o credenciamento e café, a abertura está prevista para as 8h30. Na sequência, haverá leitura e aprovação do regimento interno. O palestrante é o presidente da comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP) e conselheiro do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHP), psicólogo Carlos Eduardo Mendes.
Após a pausa do almoço, começam as discussões dos eixos temáticos por grupos. Com a definição das propostas nos cinco grupos de trabalho, haverá deliberação em plenária para votação das proposituras e eleição dos delegados que seguem para a conferência estadual. Serão escolhidos 17 delegados, sendo 15 da sociedade civil e dois do poder público, representando o estado e o município.
A documentação comprobatória da conferência, com as propostas votadas e nomes dos delegados eleitos, deve ser encaminhada para São Paulo em até cinco dias úteis após a realização do encontro.
O eixo 1, Democracia, tem com quatro subeixos; Justiça Racial (eixo 2), tem oito subeixos; e Reparação (eixo 3), cinco subeixos. Para otimizar as discussões, os eixos 2 e 3 foram divididos em duas salas cada. Portanto, os cinco grupos de estudo deverão elaborar propostas, as quais serão apresentadas na plenária final. A V Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial (Coinpir) deve apresentar três propostas para a conferência estadual e duas para nacional.
A V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado de São Paulo (Cepir) será realizada de 25 a 27 de julho no Memorial da América Latina, em São Paulo. Já a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) está prevista para 15 a 19 de setembro, em Brasília.
A V Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial (Coinpir) tem o apoio da Unip, Unimed São José do Rio Preto e Conselho Regional de Psicologia (CRP).
LEIA DOCUMENTO ORIENTADOR DO GOVERNO FEDERAL
ServiçoV Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial (Coinpir)Data: 28 de maioHorário: 8h às 17hLocal: UnipEndereço: avenida Pres. Juscelino K. de Oliveira, s/nLocalização: https://g.co/kgs/SgBT2dU
Mín. 19° Máx. 28°