Quinta, 22 de Maio de 2025
19°

Parcialmente nublado

Caruaru, PE

Ação Social Sergipe

Secretaria de Estado da Fazenda realiza operação de combate à sonegação em Nossa Senhora da Glória

Ação teve como foco 40 estabelecimentos varejistas e buscou orientar contribuintes em relação às obrigações acessórias

22/05/2025 às 17h50
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Ação teve como foco 40 estabelecimentos varejistas e buscou orientar contribuintes em relação às obrigações acessórias / Foto: Ascom Sefaz
Ação teve como foco 40 estabelecimentos varejistas e buscou orientar contribuintes em relação às obrigações acessórias / Foto: Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizou nesta quinta-feira, 22, mais uma operação de combate à sonegação e de práticas lesivas aos bons contribuintes. Desta vez a ação teve como foco 40 estabelecimentos do comércio varejista na cidade de Nossa Senhora da Glória, localizada no Alto Sertão Sergipano. A iniciativa contou com a participação de 30 auditores fiscais e teve o apoio de 15 policiais da Companhia de Polícia Fazendária.

As empresas fiscalizadas foram selecionadas por amostragem a partir do trabalho de inteligência das equipes da Sefaz, após identificarem possíveis indícios de evasão fiscal. Nesses estabelecimentos, os auditores fiscais verificaram a situação cadastral das empresas buscando identificar, por exemplo, o funcionamento no endereço informado ao sistema fazendário, além de averiguarem a utilização correta dos meios eletrônicos de pagamento, em especial as máquinas de cartão.

O trabalho de fiscalização incluiu também a verificação de documentos fiscais de entrada saída de mercadorias, e se os estabelecimentos estavam operando sem Inscrição Estadual, exigência obrigatória para a comercialização de produtos e emissão de notas fiscais. A operação ainda teve como objetivo orientar os contribuintes em relação às suas obrigações acessórias (endereços, atividade e emissão de documentos fiscais).

Continua após a publicidade
Anúncio

Resultados

Foram apreendidas seis máquinas de cartão de crédito que não estavam vinculadas ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica dos seus respectivos estabelecimentos. Os auditores realizaram também a contagem do estoque em onze empreendimentos e promoveram o cancelamento de seis companhias.

Continua após a publicidade
Anúncio

Esta foi a quinta operação de combate à sonegação realizada pela Sefaz em 2025. A primeira foi promovida no mês de fevereiro, junto a 37 estabelecimentos que comercializavam suplementos alimentares em Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana.

Já a segunda aconteceu em março, e teve como foco 30 transportadoras de cargas localizadas em Aracaju, Estância, Tobias Barreto, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro. Em abril o trabalho foi realizado junto a estabelecimentos do comércio varejista de Propriá; e no início de maio, a operação teve como foco empresas sediadas na Barra dos Coqueiros.

Para a gerente de Fiscalização de Trânsito de Mercadorias da Sefaz, Roberta Argolo, as operações são essenciais para impedir a concorrência desleal no mercado. "Além de combater a evasão de receitas para o Estado, esse trabalho busca promover um ambiente de concorrência pautado na legalidade. É uma forma de proteger aqueles que cumprem a legislação, recolhem seus impostos e contribuem para a economia", pontuou.

Foto: Ascom Sefaz
Foto: Ascom Sefaz
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.