Internacional Internacional
Agentes autônomos de IA são a nova fase de investimento, diz CEO da Microsoft.
Agentes autônomos de IA são a nova fase de investimento, diz CEO da Microsoft.
22/05/2025 09h51
Por: Redação Fonte: Isto e Dinheiro

Agentes autônomos de IA são a nova fase de investimento, diz CEO da Microsoft.

 

Segundo a presidente da Microsoft no Brasil, Priscyla Laham, os agentes autônomos de Inteligência Artificial devem ser um novo salto tecnológico e representar uma nova fase para o universo de IA.

“Em Inteligência Artificial começamos falando de produtividade, mas agora entramos em uma fase em que estamos investindo em agentes autônomos, sejam os pessoais, o companheiro que você cria, sejam os agentes que as organizações estão criando. Isso dá capacidade estendida, acreditamos que isso não vai substituir ninguém, vai entrar em tarefas de expertise”, disse a presidente da Microsoft.

A executiva fez a declaração durante o Interconnected Brasil 2025, evento da empresa japonesa de serviços de tecnologia e consultoria NTT DATA que ocorre em São Paulo nesta quarta-feira, 21.

Um agente autônomo de IA, citado pela executiva, é um sistema capaz de operar de forma independente em ambientes digitais ou físicos, recebendo informações do ambiente por meio de sensores, APIs ou entradas de dados. Esse agente interpreta essas informações e decide quais ações executar sem intervenção humana contínua.

Esse tipo de agente utiliza algoritmos de decisão, aprendizado de máquina ou modelos de linguagem para adaptar seu comportamento de acordo com as condições do ambiente ou com os resultados obtidos em interações anteriores.

 

Como exemplo, existem os veículos autônomos – como os da Tesla ou Waymo – com sistemas embarcados que recebem dados de sensores e decidem rotas e manobram sem intervenção humana direta, ou os bots de negociação financeira que monitoram continuamente dados de mercado, identificam oportunidades de compra e venda e executam ordens automaticamente.

Segundo Laham, a companhia vê o Microsoft Copilot como ‘um grande agente’, que pode interagir e ajudar como expert de determinadas áreas, executando tarefas das mais diversas no mundo corporativo – como até mesmo um onboarding de novos funcionários.

 

Investimentos no Brasil

Ao final do seu painel a executiva frisou o investimento anunciado pela gigante de tecnologia em meados de setembro de 2024, quando foi anunciada a destinação de R$ 14,7 bilhões para projetos ligados a infraestrutura de nuvem e inteligência artificial no Brasil nos próximos três anos.

Esse valor representa o maior investimento já feito pela empresa de forma concentrada no país.

Como parte do pacote, a companhia tem um programa chamado ConectAI, voltado à capacitação de 5 milhões de pessoas em competências relacionadas à inteligência artificial no território nacional até 2027.

A iniciativa está inserida no programa ‘Microsoft Mais Brasil’, estratégia anunciada em 2020 que busca consolidar as operações e compromissos da empresa no país ao longo prazo.