Geral Sergipe
Seasic reúne técnicos da Assistência Social em capacitação sobre gestão de benefícios socioassistenciais
A ação é realizada em parceria com a Caixa e o MDS, com previsão de qualificar cerca de 100 profissionais até 30 de maio
21/05/2025 18h42
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realiza, até 30 de maio, a Capacitação do Sistema de Benefícios Socioassistenciais (SIBEC), em parceria com a Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Nesta quarta-feira, 21, aconteceu mais um encontro da formação em Aracaju e contou com a participação de técnicos municipais e estaduais, que atuam diretamente com a gestão dos benefícios sociais no estado.
 
Para a secretária de estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, a capacitação integra os esforços da Seasic em promover formações contínuas para a execução eficiente das políticas públicas socioassistenciais. “A nossa gestão é pautada pela transparência e a operacionalização eficaz dos benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Família. Com a qualificação, esperamos que os profissionais estejam seguros do seu importante papel para que as políticas cheguem a quem mais precisa”, declara.
 
Organizada em quatro turmas de 25 participantes cada, a formação é executada pelas áreas de Vigilância Socioassistencial, Cadastro Único e Bolsa Família da Seasic. A capacitação integra municípios sergipanos de acordo com seu porte populacional — Pequeno Porte I, Pequeno Porte II, Médio Porte e Grande Porte.
 
“A capacitação do SIBEC tem o intuito de promover uma qualificação contínua de gestores e técnicos municipais que atuam no Programa Bolsa Família, aprimorando a gestão e a manutenção dos benefícios sociais. Além de garantir que os profissionais estejam aptos a utilizar o sistema SIBEC de forma eficiente e alinhando suas competências às necessidades operacionais e estratégicas do programa”, explica a técnica do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família da Seasic, Kaliana Queiroz.
 
Representando o MDS e um dos ministrantes da capacitação, o coordenador de Apoio à Gestão de Benefícios, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), José Carlos ressaltou a importância da participação ativa dos técnicos na operacionalização correta do sistema de gestão de benefícios. “Existe uma preocupação da gestão pública em melhorar o atendimento na ponta. Então, nada mais justo do que qualificar as pessoas que operacionalizam esse sistema diariamente.É muito importante para o MDS e Governo do Estado ter essas informações aplicadas corretamente, pois isso reflete a realidade dos beneficiários dos programas sociais”, destaca. 
 
Melhoria contínua
 
Além das vagas já definidas, está prevista a abertura de mais 100 vagas ao longo do ano, ampliando ainda mais o alcance da qualificação. A ação visa fortalecer a gestão do SIBEC e, também, conta com um cadastro reserva que será mantido para possíveis substituições, garantindo o aproveitamento total das vagas disponibilizadas.