O Porto do Piauí foi reconhecido mundialmente com o Prêmio Internacional World Hydrogen 2025 em cerimônia realizada nesta terça-feira (20) em Roterdã, na Holanda. A premiação celebra projetos portuários inovadores que impulsionam a transição energética, promovem a sustentabilidade e valorizam a integração com comunidades locais. A companhia venceu, através de votação popular, os portos da Antuérpia, na Bélgica, e de Roterdã.
Idealizado como um hub logístico e energético no litoral piauiense, o projeto da Porto Piauí foi o vencedor da votação popular graças à proposta de unir desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental. A iniciativa se destaca também por seu compromisso com processos de Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI) junto a comunidades tradicionais da região, como pescadores artesanais e ribeirinhos.
De acordo com o presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias Júnior, a conquista é decisiva para que o Porto se torne um dos principais polos brasileiros na produção e exportação de hidrogênio verde, contribuindo para um futuro energético mais limpo, justo e sustentável.
“Receber esse prêmio é uma honra que reforça o valor da nossa visão: desenvolver um porto moderno, eficiente e sustentável, que respeita as pessoas e o meio ambiente”, afirmou o presidente da Companhia.
A premiação foi entregue a Dias Júnior, ao lado do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida. “Pelo segundo ano consecutivo, participamos do evento. Receber esse prêmio é um indicativo de que estamos no caminho certo, desenvolvendo um projeto sólido e bem estruturado. Acreditamos que o Piauí terá as melhores condições para a produção de hidrogênio verde no mundo”, comemora Victor Hugo.
O reconhecimento, na categoria “Porto do Futuro”, fortalece o papel do Estado como protagonista na transição energética global, posicionando o Piauí no centro das discussões sobre energias renováveis e inovação logística. A escolha de Roterdã – um dos portos mais sustentáveis do mundo – como sede da cerimônia confere ainda mais prestígio à premiação.