Cidades Alagoinhas - BA
Vacinação contra a Influenza é ampliada para toda a população de Alagoinhas
Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada no dia 7 de abril para os grupos prioritário...
20/05/2025 16h21
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA

Seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada no dia 7 de abril para os grupos prioritários, passa agora a ser ofertada a toda a população de Alagoinhas. A partir de agora, os interessados poderão se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar a dose contra a doença.

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção respiratória que, em casos mais graves, pode causar pneumonias. Com o aumento da incidência da doença neste período do ano, muitas internações e casos graves têm sido registrados em todo o Brasil, o que torna a vacinação ainda mais imprescindível.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa ainda que gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais (como problemas cardiorrespiratórios, obesidade mórbida, diabetes e imunossupressão) devem continuar procurando uma UBS para que o município atinja as metas estimadas para a campanha de 2025.

“Entre os idosos, foram aplicadas 4.659 doses, correspondendo a uma população-alvo de 23.749 pessoas e uma cobertura vacinal de 19,62%. No grupo das crianças, foram aplicadas 1.683 doses, com uma população-alvo de 12.806, resultando em uma cobertura de 13,14%. Já entre as gestantes, apenas 55 doses foram aplicadas para uma população-alvo de 1.289, o que representa uma cobertura vacinal de 4,27%. No total, foram aplicadas 9.197 doses, para uma população-alvo de 37.844 pessoas, alcançando uma cobertura vacinal geral de 16,90%”, informou a gerente de imunização da Sesau, Letícia Rodrigues.

Letícia pontuou que a vacinação dos grupos prioritários ainda está baixa em Alagoinhas, mas que as equipes das UBS estão empenhadas em continuar vacinando todos os moradores. “Estamos atualizando o sistema, e provavelmente esses índices já aumentaram, mas, ainda estão abaixo do que almejamos. Pedimos que a população, incluindo os grupos prioritários, continue procurando uma unidade de saúde para se prevenir contra a doença”, enfatizou Letícia.

Foto: Arquivo Secom